Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Ibametro intensifica fiscalização para recolher o brinquedo Hand Spinner





O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), divulga o resultado da fiscalização realizada de 10 a 15 de julho, no comércio de Salvador e do município de Barreiras, com foco no brinquedo hand spinner (girador de mão). Nova sensação entre as crianças, o brinquedo é perigoso por conter diversas pontas e rolamentos. O Inmetro identificou acidentes envolvendo o produto, no exterior, relacionados ao engasgamento com a ingestão de partes pequenas, em especial, dos rolamentos. A operação coletou um total de 2.469 mil brinquedos irregulares, sendo 610 unidades de hand spinner. Todos os produtos estavam sendo comercializados sem o Selo do Inmetro, ou seja, não passaram por testes de segurança exigidos no processo de certificação.

Os brinquedos foram apreendidos em lojas e supermercados. As empresas foram autuadas e vão pagar multas que podem chegar até a R$ 1,5 milhão, se considerados fatores agravantes, como a reincidência. O Ibametro está intensificando a fiscalização do hand spinner e demais brinquedos em todo o estado.
“Os pais precisam comprar produtos certificados para evitar riscos de acidentes. Além disso, devem observar a indicação da faixa etária. O hand spinner é contraindicado para crianças de até seis anos. Nos modelos movidos a motor, o risco é ainda maior devido a possibilidade de ingestão das baterias tipo botão”, explica o diretor-geral do Ibametro Randerson Leal. 
 

Considerado pelo Inmetro como brinquedo, o produto só pode ser comercializado no Brasil se cumprir com os requisitos técnicos definidos nas portarias vigentes sobre o tema. E mais: deve ser submetido aos ensaios previstos pelo processo de certificação. Consequentemente, poderá ostentar o Selo do Inmetro. Caso contrário, o produto estará irregular no mercado.
A fiscalização apreendeu também brinquedos como armas de brinquedos que dão choque elétrico no contato com a pele e o ioiô bol, brinquedo proibido no Brasil devido ao risco de estrangulamento.
Denúncias da comercialização do brinquedo sem o Selo do Inmetro devem ser feitas à Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-071-1888.
Ascom – Ibametro

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter