Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Projeto de palhaçaria feminina estreia em Lauro de Freitas

Valorizar, divulgar e promover a comicidade na perspectiva do universo feminino são os objetivos do projeto Jardim Itinerante, que tem início neste mês de março, quando são comemorados o Dia Internacional da Mulher (08), o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro (27). As cidades contempladas são Lauro de Freitas, Salvador e Feira de Santana, que receberão o espetáculo de palhaçaria feminina Jardim - Um espetáculo sobre guerra e flores e oficinas de Palhaçaria Feminina. O projeto é uma realização de Palhaças, Bem Vindas Sois Vós! e Multi Planejamento Cultural e conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento gerido pelas secretarias de Cultura (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), através do edital Agitação Cultural: Dinamização de Espaços Culturais.
O projeto "Jardim Itinerante" estreia no Cine-Teatro Lauro de Freitas, onde o espetáculo será apresentado de terça a quinta-feira, dias 08, 09, 10, 15, 16, 17, às 19h, e dias 22, 23 e 24, às 14h. As apresentações serão a preços populares. Instituições, grupos artísticos e escolas podem agendar sessões gratuitas para grupos através do e-mail: multi@multiplanejamento.com.br.
Já nos dias 28, 29, 30 e 31, às 15h, acontecerá no mesmo local a oficina de Palhaçaria Feminina, ministrada pelas palhaças e atrizes, Felícia de Castro e Suzana Miranda, que também integram a equipe do espetáculo. Felícia na concepção, direção e atuação, e Suzana na atuação. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, através do site www.palhacasbemvindassoisvos.blogspot.com.br
A proposta de "Jardim Itinerante" é abordar o riso como instrumento transformador e ampliar sua perspectiva dentro do universo feminino por meio da atuação e formação de palhaças. “A especificidade da palhaçaria feminina é recente, uma tradição que vem sendo descoberta através do autoconhecimento da mulher. Por isso, a oficina faz um mergulho no feminino e na comicidade inerente a cada uma. A formação da palhaça acontece através de um processo de passar pela aceitação de si mesma e pela celebração da diversidade”, explica Felícia.
Em seguida, o projeto terá Salvador como destino, com atividades no Centro Cultural Alagados. Por fim, o  palco do Centro de Cultura Amélio Amorim, Feira de Santana, recebe a programação que tem sempre o formato de nove dias de espetáculo e quatro dias de oficina.

Espetáculo - O espetáculo Jardim - Um espetáculo sobre guerra e flores escancara o absurdo dos atritos e conflitos que surgem entre os seres humanos em sua eterna disputa por território. Na peça, situações tragicômicas oscilam entre cenas de guerra e paz, amor e ódio, união e inveja, e culminam surpreendentemente em uma grande explosão florida em clima de libertação total. Um desfecho esfuziante no qual é revelado o lema do Jardim: uma ode à “agricultura celeste”. Na perspectiva do universo feminino, as palhaças Bafuda (Felícia de Castro) e Ricota (Suzana Miranda) evidenciam as luzes e as sombras do ser humano que surgem quando se está em relação com o outro. Evidenciando os afetos como temática essencial, o espetáculo convida a cultivar um novo coração.

Jardim integra a pesquisa de palhaçaria feminina intitulada Palhaças, Bem Vindas Sois Vós!, desenvolvida para estudar e despertar a comicidade de mulheres. O espetáculo foi criado e encenado originalmente por Flavia Marco e Felícia de Castro em 2003 no âmbito das pesquisas do grupo "Palhaços para Sempre". Em 2005, foi contemplado com o prêmio duplo de melhor atriz para Felícia de Castro e Flavia Marco Antonio no XII Festival Nordestino de Teatro (Ceará). Em 2010, comemorando os dez anos do grupo "Palhaços para Sempre", a direção do espetáculo foi assumida por Felícia de Castro e a peça foi remontada com Suzana Miranda. Jardim foi apresentado em várias cidades brasileiras, participando de festivais como o Palco Giratório (Ceará), Festival Internacional de Mulheres Palhaças (São Paulo), Feverestival (São Paulo), Festival Latino Americano de Teatro da Bahia (FILTE), e Mostra Sesc Cariri de Cultura.

Oficina - A oficina de palhaçaria feminina convida mulheres a aflorarem sua comicidade de maneira ousada e criativa por meio da dança, de jogos cômicos e de dinâmicas físicas e energéticas. A sua concepção parte do princípio de que a explosão do riso sempre foi instrumento de transformação e, desde tempos antigos, esteve presente em ritos associados à vida e à fertilidade. Busca-se que o contato com a palhaça pessoal através do mergulho no feminino e da aceitação de si mesma provoque a cura de se descobrir bela, única e ridícula.

Sobre o Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Serviço

Lauro de Freitas
Cine-Teatro de Lauro de Freitas
Apresentações do espetáculo “Jardim – um espetáculo sobre guerra e flores”:
Data e hora: em março, dias 08, 09, 10; 15, 16, 17, às 19h, e 22, 23 e 24, às 14h
R$5 (inteira) e R$2,50 (meia entrada) / Classificação: 14 anos

Oficina de Palhaçaria Feminina:

Data e hora: 28, 29, 30 e 31/03/2016, às 15h
Inscrição Gratuita / Classificação: 18 anos
Próximas cidades - datas serão divulgada em breve
Salvador - Espaço Cultural de Alagados
Feira de Santana - Centro de Cultura Amélio Amorim

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter