Forrozeiros quer transformar São João em produto turístico - Itiruçu Notícias
Arrow
MENSAGEM DE ANO NOVO

Campanha

EDITORIAL

Viajando no tempo: do Jornal Itiruçu, evoluindo até o Itiruçu Notícias


O tempo urge e as memórias ficam, para revela a sua história. Recebi do amigo poeta Claudio Fernandes uma lembrança dos primeiros passos na área da informação. Na época não tinha internet, blogs, redes sociais, sites muito mesmo WhatsApp, mas já naquela época dávamos os primeiros passos na área da comunicação escrita. CONTINUE LENDO

COLUNISTAS

Coluna Joselito Fróes: Êta lê lê! : O Bar São Jorge

Existem certas relíquias que o tempo faz questão de perpetuar. Passa-se o tempo e a suas lembranças continuam vivas em nossos corações...


MAIS LIDAS EM 2017


Forrozeiros quer transformar São João em produto turístico

Por: Itiruçu Notícias - - quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016 - 0 Comentários


A nata da produção cultural nordestina se reuniu nesta quarta-feira (17), com o ministro do Turismo Eduardo Alves em Brasília, para reivindicar a consolidação dos festejos de São João no calendário turístico nacional.
Os forrozeiros nordestinos marcaram presença, entre eles, Adelmário Coelho, Carlos Pitta, Zelito Miranda e Léo Macedo da banda Estakazero, Del Feliz, Alcymar Monteiro, Flávio Leandro, Flávio José, Genival Lacerda, Frank Aguiar, Geraldo Cardoso, Sandro Becker, Petrúcio Amorim, o grupo Falamansa, Geraldo Azevedo, Amorosa, Targino Gondim, Joquinha Gonzaga.

Entre os representantes políticos, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, patrono da Lei da Zabumba aprovada por unanimidade na Alba em 2015, além dos deputados da bancada baiana na Câmara Federal, o ex-secretário do turismo baiano, Domingos Leonelli e a Senadora Lídice da Mata. “Se trata de um excelente negócio para as cidades que realizam os festejos. Representa um décimo terceiro mês de faturamento no comércio, pequenas indústrias e promotores de eventos”, ressaltou Lídice.
Marcelo Nilo foi saudado pelo secretário de turismo da Bahia, Nelson Pellegrino que destacou a importância do seu empenho na preservação dos valores culturais do nordeste e da Bahia. “A promulgação da Lei da Zabumba foi um importante incentivo ao forró e outras manifestações musicais e artísticas regionais”, alegou.

“Esse projeto vem fortalecer tanto o trabalho dos forrozeiros que estão aqui que tem suas carreiras consolidadas, quanto dos músicos que ainda não tem recursos e muitas vezes tocam de graça, apenas em lugares remotos”, explicou o líder do legislativo baiano. Nilo considera o São João um evento de importância ainda maior do que o Carnaval pelas suas características como geração de renda e emprego além de enaltecer valores culturais que precisam ser preservados. “O forró é um produto cultural do nordeste e nós queremos fortalecer cada vez mais esse patrimônio”.
O ministro garantiu que fará uma pesquisa sobre os números do São João do nordeste e assegurou que os festejos devem entrar para o calendário nacional como um dos principais eventos. “Juntos, transformaremos o São João do Nordeste, no São João do Brasil”.

O projeto São João do Brasil visa dimensionar as festas juninas do nordeste como um novo produto turístico para o inverno brasileiro e suas possíveis projeções nos mercados nacional e internacional. O objetivo é também, a médio prazo dar ao São João “status” semelhante ao carnaval e unir culturalmente o Brasil com um produto turístico que abrange todas as classes, todas as faixas etárias e todas as regiões do país.
Entre as primeiras medidas anunciadas estão a realização em Brasília do Salão Luiz Gonzaga de turismo, que irá reunir o trade, operadores, promotores, artistas e imprensa de todo o país, no mês de maio, além do direcionamento de R$ 13 milhões para a promoção da festa nordestina dentro e fora do país. Além disso, com o objetivo deconsolidar a imagem da celebração como força cultural no país, haverá a instalação de um palco dedicado ao forró na Casa do Brasil, espaço no Rio de Janeiro destinado para visitantes durante a Olimpíada.
Informações via Ascom Marcelo Nilo 


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

PARCEIROS



 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif
 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif