O clima quente, a típico na cidade de Itiruçu, vem se tornando mais frequente nos últimos anos. A temperatura que tinha uma média de 23 graus , nos últimos dias chegou aos 33 Cº.
Andar pelas ruas da cidade nos últimos dias, tá se tornando um grande sacrifício, diante as altas temperaturas. É difícil encontrar uma sombra para se esconder um pouco do sol escaldante. A pouca ventilação principalmente no centro já pode ser percebida o que tem aumentado a sensação térmica da temperatura.
Na cidade quase não existem áreas verdes e no entorno quase não existe matas nativas ou qualquer outro tipo de área com arvores. Em razão disto, poucas sombras e rara ventilação, vem provocando o aumento do calor.
A falta de sombra na cidade geralmente é causada por ruas largas com falta de áreas verde. A organização mundial da saúde (OMS), recomenda que o ideal é que de cada habitante exista 12 m² de área verde nas cidades. Seria interessante que no verão sejam diminuídas as podação das árvores existentes na cidade, a não ser em caso que possa causar algum perigo a população.
Segundo informações de ambientalista da cidade se algo não for feito, nos próximos 10 anos as temperatura deve aumentar ainda mais. Outro alerta é a diminuição das aguas do lençol freático, de nascente no entorno da cidade se não houver um projeto de gestão ambiental e a sua execução imediatamente, poderá chegar a extinção destas nascentes, rebaixamento do solo podendo até causar pequenos tremores de terra, secando até mesmo os “poços tradicionais”, além da falta de agua potável .






Nenhum comentário: