Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

ALBA aprova importantes projetos para a população baiana


Importantes projetos de lei foram aprovados na Assembleia Legislativa da Bahia nesta segunda semana de setembro. Na sessão de terça-feira(15), os deputados aprovaram por unanimidade, o Projeto de Lei 21.403, do Tribunal de Justiça, que cria uma vara especializada para julgar organizações criminosas. A exemplo do Estado de Alagoas, que já possui a vara especial, a expectativa é que os crimes cometidos por essas organizações sejam julgados com mais celeridade.

Da mesma forma unânime, também foi aprovado o PL 21.420, de autoria do Poder Executivo, que reestrutura o quantitativo de professores universitários por classes. As modificações são pontuais, classe por classe em cada universidade estadual e foram fruto de negociações entre governo e representantes dos docentes. Os profissionais, assistiram a votação nas galerias da Alba, vibraram com a aprovação, que só foi possível, por conta do acordo entre as bancadas da maioria e minoria, o que garantiu a dispensa de todas as formalidades regimentais.
Já na sessão ordinária de quarta-feira (16), foram aprovados mais dois projetos do Executivo que chegaram a entrar na pauta do dia anterior, mas por impasses entre as bancadas do governo e oposição, não foram votados. O PL 21.434/2015, que cria os Consórcios Interfederativos da Saúde, foi aprovado por unanimidade. Os Consórcios são formados por entes sem fins lucrativos, unidos para prestar serviços públicos nos municípios do Estado. 
O segundo projeto lei número 21.469/2015, que regulamenta a destinação do ICMS proveniente do comércio online dos municípios, só foi aprovado após a retirada da emenda que destinava 2% do imposto ao fundo de Combate à Pobreza do Estado. Os dois projetos foram votados após acordo entre as bancadas. A expectativa da Secretaria da Fazenda, é de que a mudança no ICMS gere um aumento de R$ 48 milhões na arrecadação, já em 2016. Com a aprovação e a promulgação do projeto ainda em setembro, o Estado passa a aplicar as novas regras em janeiro do ano que vem.

A nova regulamentação estabelece duas alíquotas, uma interna e outra interestadual, e prevê que a diferença entre elas será gradualmente direcionada ao Estado de destino da compra. O texto do projeto na íntegra pode ser baixado neste link. Pela nova regra, em 2016, o Estado de destino ficará com 40% da diferença entre a alíquota interna e a interestadual, e o de origem, 60%. No ano seguinte, esses percentuais serão, respectivamente, 60% e 40%. No terceiro ano, o Estado de destino ficará com 80% e o de origem, 20%. E, a partir de 2019, 100% da diferença entre as alíquotas ficará no Estado de destino dos bens e serviços.

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter