Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Governo entrega Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar no Recôncavo


O Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), inaugurou nesta segunda-feira (27) o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), no Recôncavo baiano. A unidade, instalada no município de Cruz das Almas, deverá atender cerca de 30 mil famílias de agricultores familiares do Território.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, o SETAF surge com a finalidade de interiorizar as atividades, por meio do diálogo com os colegiados territoriais, consórcios públicos, prefeituras, universidades e forças empresariais e comerciais de cada território.

“Os SETAFS e os Serviços Municipais de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAFs) são uma forma inovadora de se organizar a política em cada canto do estado, de cada território, que tem sua identidade de produção, consumo, comercialização, para que possamos ter bons frutos, tanto da segurança alimentar, como de mercado e melhorar a condição de vida dessa população”, salientou Rodrigues.

O diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, que apresentou a estrutura da SDR, destacou a importância da instalação de mais um SETAF e falou que é necessário manter um diálogo permanente com as diversas instituições voltadas para o desenvolvimento rural e trabalhar de forma articulada e organizada. “Vamos integrar as ações para que os serviços cheguem com ainda mais qualidade às comunidades rurais, com ações que abrangem desde a entrega de sementes e mudas, ferramentas para produção, à assistência técnica e extensão rural”.

Durante a solenidade de inauguração foi realizada assinaturas de convênios entre a SDR, por meio da CAR, com associações dos municípios de Santo Antônio de Jesus e Muritiba, para a implantação de unidades de produção de mudas. Foram entregues ainda, dentro da ação de regularização fundiária do Governo da Bahia, 44 títulos de terra, a agricultores familiares.

Para a agricultora e presidente da Associação de Moradores de Gameleira, do município de Santo Antônio de Jesus, Mirinalva Souza de Santana Cruz, a implantação da unidade de produção de mudas de reniva de mandioca representa uma esperança. “Antes só tínhamos o cultivo da mandioca e laranja, agora, com a chegada da unidade, temos a expectativa de mais desenvolvimento em nossa comunidade”.

Foram assinados também, durante a solenidade, um termo de Cooperação Técnica e Científica entre a SDR/CAR, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Embrapa e os termos de Cooperação para a instalação de SEMAFs em 15 municípios, dos 20 que compõem o Território do Recôncavo.

SETAF - A SDR está instalando os SETAFs nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. As unidades, que são representações da secretaria nos territórios, são responsáveis pela execução e monitoramento das políticas públicas, de forma planejada e

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter