Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Artistas quer cota para artistas baianos nas festividades junina


Forrozeiros, sanfoneiros, repentistas e cordelistas, em comitiva capitaneada pelo músico Zelito Miranda, visitaram ontem a Assembleia Legislativa onde foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT). O objetivo da visita foi entregar ao presidente do Legislativo um documento com reivindicações dos músicos, em destaque a criação e regulamentação, através de projeto de lei, de uma cota destinada aos músicos do estado que se apresentam no São João.
Na carta enviada pelos artistas para o presidente da Assembleia, três pontos ganham destaque. O primeiro deles é a solicitação de que em cada 10 artistas contratados, sete sejam da Bahia – “bandas fincadas no estado e que contribuam cultural e economicamente com a terra”. Outro quesito é financeiro. “Em cada R$ 100 mil gastos com atrações, 70% devem ser destinados para os forrozeiros baianos, mantendo um equilíbrio de mercado”, diz o texto. 
O  projeto tem por ideia principal priorizar as bandas do interior e da capital. O objetivo é destinar parte da verba das Secretarias de Cultura e Turismo para a contratação dos artistas para as festas juninas. 
Segundo Zelito Miranda, a ideia é de que a Bahia siga o mesmo caminho de Pernambuco, Paraíba e Sergipe que já têm mecanismos de proteção aos músicos locais. “A Bahia faz o maior São João do Brasil, envolvendo quase todos os municípios do estado. Queremos ordenar e defender nosso território em benefício não apenas dos forrozeiros como de todos que gostam do São João”, afirmou o músico.
Marcelo Nilo, ao lado do líder da situação, deputado Zé Neto (PT) e do líder da oposição Sandro Régis (DEM), afirmou que o São João é um patrimônio do Estado. Ele solicitou aos líderes presentes que produzam um projeto suprapartidário que contemple as reivindicações e também seja constitucional. “Sempre disse que a maior festa da Bahia não é o Carnaval e sim o São João que mobiliza todo o estado. Peço as lideranças que agilizem a confecção desse projeto, com cuidado para que ele seja justo e constitucional”, afirmou o presidente.
Participaram da visita a deputada estadual Luiza Maia (PT) e os músicos Bruninho do Acordeão, Flor Serena, Luca Matos, Marquinhos Café, Eugênio Cerqueira e Del Feliz, entre outros. 
Fonte Ascom Alba

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter