Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Estado economiza mais de R$ 20 milhões em consumo de água e energia elétrica





O Programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia do Governo, promovido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), foi responsável por uma economia da ordem de R$ 20,4 milhões, desde seu lançamento, em 2008. Este resultado foi possível graças a ação dos ecotimes, grupos setoriais de trabalho que, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), orientam e mobilizam os órgãos da Administração Pública Estadual, além de acompanhar e controlar o consumo dos gastos com esses recursos.

No total, 38 órgãos mantêm ecotimes nas unidades do Governo, mas diversos outros já sinalizaram para Saeb o interesse em aderir ao Programa. Os servidores que atualmente compõem cada um dos grupos foram nomeados no último dia 17, através da Portaria nº 643 de abril de 2015. Suas principais atribuições são o cadastramento e o diagnóstico das instalações hidrossanitárias e de energia dos prédios; o monitoramento diário do consumo de água e de energia, através da coleta, registro e análise feitos através do Sistema Aguapura Vianet; a promoção de serviços de manutenção preventiva e corretiva e a pactuação de metas anuais de redução do consumo de água e energia.
Segundo a coordenadora do Programa de Racionalização, Camila Azevedo, as vistorias constantes feitas pela Saeb nos prédios onde os ecotimes atuam também colaboram consideravelmente para o sucesso do Programa. Os objetivos são a identificação e a correção de vazamentos; a regulagem de torneiras e bacias sanitárias; a instalação de equipamentos economizadores; a adequação dos horários de irrigação dos jardins e da forma de lavagem dos veículos; a instalação de mictórios, além de outras ações responsáveis pela redução de gastos. “De janeiro a março deste ano, vistoriamos 26 órgãos que funcionam em 17 prédios da Administração Estadual”, detalha.
A UFBA gerou um relatório relativo às vistorias realizadas neste primeiro trimestre de 2015. O documento, que tem o intuito de orientar as correções e providências que ainda não foram adotadas, será enviado aos órgãos em breve.
Até o fim de 2015, a expectativa é aumentar o número de unidades do Governo participantes do programa. “Acreditamos no potencial dos órgãos estaduais de disseminação das informações que levem a mudanças de atitudes relacionadas ao uso racional da água e energia”, afirma Camila Azevedo.
O Programa de Racionalização tem como meta consolidar uma cultura de preservação ambiental através da divulgação de práticas sustentáveis de consumo de água e energia, além da promoção das condições adequadas para o consumo desejável, eliminando e reduzindo gradativamente o desperdício. Para isso, busca-se criar e implantar uma rede social para informar e articular os usuários dos prédios públicos, o que torna o ecotime essencial para o Programa.



Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter