Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Consórcios de saúde foram apresentados a prefeitos


Os Consórcios de Saúde foram apresentados a prefeitos e secretários das Regiões de Saúde de Guanambi e Serrinha, nesta quarta-feira (8), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em Salvador.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-boas, acompanhado do consultor do projeto, João Ananias, e da equipe técnica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), explicou que os consórcios são um modelo de financiamento que visa contribuir para que os municípios consigam suprir a lacuna existente entre a atenção básica e a terciária.
Embora a média complexidade seja responsabilidade dos municípios, "eles não têm condições para arcar com todos os custos. Com a criação dos consórcios, o estado vai cobrir até 40% dos gastos e os municípios pactuados vão cobrir os 60% restantes", pontuou Vilas-Boas.
Muitos gestores colocaram suas dúvidas e questionaram a pactuação, preocupados em municípios maiores sobreporem os menores, mas o titular da Sesab ressaltou que todos os municípios que aderirem aos consórcios terão o mesmo poder de decisão. "A proposta é empoderar os municípios, possibilitar a melhoria na remuneração dos profissionais de saúde e a maior facilidade na realização de licitações, convênios, auxílios, contratos sociais e autonomia administrativo financeira".
A rede de atenção dos consórcios será composta por Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Policlínicas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), serviços de média complexidade e Laboratórios de Saúde Pública (Lacen). As metas para o programa são de 28 consórcios e policlínicas. Mas para 2016 já estão previstas 10 policlínicas nos municípios que se consorciarem primeiro.
O custo médio de construção das policlínicas é de R$ 12 milhões e para manutenção, R$ 700 mil mensais. Elas serão construídas pelo Estado e mantidas pelos consórcios. As policlínicas serão classificadas de acordo com as especialidades atendidas e tipos de exames realizados. Além de procedimentos e exames de média complexidade, as policlínicas poderão realizar pequenas cirurgias, como biópsias.
Entre os critérios para seleção das cidades-sede dos consórcios estão localização geográfica, número populacional, infraestrutura básica, unidade do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), UPA em funcionamento e cobertura da do Programa Saúde da Família (PSF).
Fonte: Ascom Consórcios de Saúde





Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter