Na próxima segunda-feira (0/03)inicia o ano letivo nas escolas do Estado, e já no início do ano letivo alunos e professores travestis e transexuais vão poder escolher como querem ser chamados nas escolas.Segundo a resolução da Secretaria de Educação da Bahia, de 5 de novembro de 2013, no momento da matrícula vai ser possível escolher o nome social, que vai aparecer em todos os documentos da escola.
As matrículas na rede estadual começa na próxima terça-feira (24/02) e segue até o dia 03 de março. As matrículas podem ser feitas em qualquer escola estadual dos 417 municípios baianos, ou diretamente pela internet pelos estudantes que já são da rede estadual e, também, para os alunos das redes municipais que já estão conectados com o Sistema de Gestão Escolar (SGE) da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
As escolas serão obrigadas a desenvolver projetos de combate à homofobia. A resolução vale para escolas das rede municipal, estadual e particular. Instituições de nível superior também devem seguir a norma.
“Ser reconhecida pelo meu nome social é ter a minha identidade de gênero respeitada. É uma realização”, revela Marina Garlen, ex-aluna do Colégio Estadual Senhor do Bonfim. Ela frisa a importância da Resolução. “Essa iniciativa contribui para a inclusão do travesti na escola. Faz as pessoas entenderem que precisam respeitar a identidade de gênero”.
Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação



Nenhum comentário: