Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Solla anuncia 'recuo' de Rui em relação às Dires


O Governo recuou no caso das Dires e aceitaram a proposta do ex-secretário de Saúde e deputado federal eleito Jorge Solla (PT) apresentada através de oficio!
Segundo informações o Governo irá criar as Bases Regionais de Saúde aonde funcionavam as DIRES mantendo as equipes técnicas de vigilância, imunização, controle de endemias, laboratórios e assistência farmacêutica. Solla disse que a nova articulação dos servidores das Dires foi fruto de diversas reuniões com parte do secretariado e o próprio Rui Costa (PT). “Conseguimos mostrar que as DIRES não eram ‘escritórios burocráticos’ e que Vigilância a Saúde não é ‘cuidar de papel’.”  argumentou
“A reforma administrativa extinguiu as 31 Dires e manteve nove núcleos de saúde. As 22 Dires extintas funcionarão subordinadas a esses núcleos e isso não vai interferir na reforma. Deixaram apenas de existir os cargos de direção”, esclareceu Solla

Leia oficio  na íntegra abaixo:

Excelentíssimo Governador
RUI COSTA

O processo de construção do SUS realizou uma grande descentralização das ações e serviços de saúde em nosso país com redefinição dos papéis e responsabilidades dos entes federados e fortalecimento da esfera municipal. Contudo, sem uma presença marcante do Estado não existem efetivamente os espaços regionais, diversas ações que extrapolam as fronteiras municipais perdem capacidade de resposta e as ofertas de maior custo e complexidade não conseguem prosperar.

As DIRES realizam em seus respectivos territórios, entre outras ações, assessoria aos municípios, supervisão, acompanhamento de monitoramento de diversos programas, das ações de vigilância à saúde (vigilância epidemiológica, sanitária e saúde do trabalhador), do programa de imunizações (distribuição de imunobiológicos, rede de frio, supervisão e capacitação), Assistência Farmacêutica no Programa de Medicamentos de Alto Custo, controle de qualidade da água e combate a vetores transmissores de doenças (incluindo as ações de enfrentamento à Dengue e Chagas). Portanto, desenvolvem ações essenciais para o Sistema Único de Saúde. Graças ao fortalecimento das ações de vigilância à saúde tivemos enorme impacto na redução de doenças imunopreveníveis e na melhoria dos principais indicadores sanitários na população.

As DIRES foram fortalecidas durante o governo passado, com investimentos em equipamentos, veículos e estrutura física, modernização completa da rede de frio para armazenamento e distribuição de vacinas e imunobiológicos, contratação de servidores concursados aonde havia déficit, capacitação e educação permanente e empoderamento na relação com os municípios, inclusive com a implantação dos Colegiados Intergestores Regionais (CIR). A implantação do Plano Diretor de Regionalização estabeleceu as diretrizes para o fortalecimento das 28 microrregiões de saúde no tocante ao conjunto das ações de saúde (vigilância à saúde, assistência farmacêutica, atenção básica e média complexidade ambulatorial e hospitalar) e para a viabilização da oferta de alta complexidade nos pólos das 9 macrorregiões.

Considerando a Lei N° 13.204/2014 que estabelece a Reforma Administrativa do Estado da Bahia e na perspectiva de contribuir para o fortalecimento da Regionalização da Saúde na gestão de Vossa Exª, propomos que além dos 9 (nove) Núcleos de Saúde a serem implementados sejam preservadas as estruturas e equipes hoje existentes nas extintas DIRES no tocante a realização das ações de vigilância à saúde (vigilância epidemiológica, sanitária e em saúde do trabalhador e programa de imunização) e assistência farmacêutica (medicamentos excepcionais / alto custo).

As atividades administrativas e financeiras podem ficar centralizadas nos 9 Núcleos de Saúde sem comprometer a descentralização das atividades técnicas desenvolvidas pelas equipes das extintas DIRES. Cabe lembrar que estas equipes técnicas são do quadro próprio da SESAB, servidores de carreira, e aqueles cedidos pelo Ministério da Saúde, com experiência acumulada no desempenho de suas respectivas funções.

Certo de contar com o apoio de V. Exª no atendimento desta proposta, agradecemos antecipadamente, nos colocando à disposição para contribuir para o sucesso de vossa gestão nesta e em outras questões relevantes.

Atenciosamente

Jorge Solla
Deputado Federal eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) - Bahia

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter