Uma jovem de 22 anos contraiu HIV após usar ferramentas de manicure compartilhadas nos Estados Unidos. De acordo com os médicos envolvidos na investigação do caso, o ocorrido revela uma “nova forma de transmissão do vírus”.
A infecção por meio de objetos compartilhados é possível e comum. Mas, também segundo afirmam os especialistas, a transmissão por meio de ferramentas de manicure é “um evento muito raro”. As probabilidades de ocorrência destes fatos são ainda muito baixas.
O diagnóstico foi feito depois que as causas mais comuns de contração do vírus foram descartadas, tais como sexo sem camisinha ou uso de seringas não esterilizadas. A mulher disse aos médicos que tinha usado ferramentas de manicure de um seus primos – que foi diagnosticado com AIDS algum tempo depois do compartilhamento do material.
Análises de sangue sugerem que o vírus foi contraído há cerca de 10 anos; exames feitos junto de ambos os pacientes provaram que o HIV foi de fato transmitido por um antecessor comum. Este tipo de caso não deve fazer com que equipamentos de manicure deixem de ser usados, conforme observa Brian Foley, do HIV Sequence Database.
Fonte(s)Daily Mail/Madlen Davies-Imagens Pixabay Pixabay



Nenhum comentário: