Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Capacitação de Conselhos Municipais São Francisco do Conde/BA


Entre conselheiros municipais, agentes públicos e cidadãos, mais de 150 pessoas reuniram-se hoje, 17 de setembro, na Câmara Municipal de São Francisco do Conde/BA, a 66km da capital, para a Capacitação de Conselhos Municipais organizado pela Rede de Controle da Gestão Pública na Bahia. O evento objetiva aprimorar as funções dos Conselheiros que atuam no controle da aplicação dos recursos públicos, prevenindo, assim, a ocorrência de irregularidades na gestão do município.
A abertura teve início às 9h com as palavras do prefeito da cidade, Evandro Almeida, seguida de apresentações dos dirigentes dos órgãos públicos que compõem a Rede de Controle, oportunidade em que cada um enalteceu a importância do evento e trouxe breves esclarecimentos do papel das instituições que estavam ali representando.
A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Eliezer de Santana; do Juiz de Direito da comarca de São Francisco do Conde, Fábio Carneiro; do Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União na Bahia, José Ricardo Louzada; do chefe da Controladoria-Geral da União, Adilmar Gregorini; do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo Araújo; do presidente substituto do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), Ronaldo Santana; dos promotores de justiça Adriano Assis e Karinny Guedes; do procurador-Geral do MP de contas junto ao TCE, Maurício Caleffi; da procuradora-Geral do MP de contas junto ao TCM/BA, Camila Vasquez Gomes Negromonte; do superintendente da Polícia Federal, José Lara e da auditora-geral do estado, Mirian Tereza de Freitas.
Em sua apresentação, a procuradora-chefe substituta do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), Melina Flores, destacou que o momento foi de júbilo. “Primeiro por representar o órgão neste evento pioneiro da Rede de Controle da Gestão Pública, que busca aperfeiçoar a atuação dos órgãos e dos representantes da sociedade civil no combate à corrupção, e também por presenciar hoje esse auditório cheio, repleto dos cidadãos, que são os protagonistas dessa iniciativa, e a quem destinamos esse evento de capacitação dos conselheiros municipais” - afirmou.
A professora Maria Noemia, que compôs a mesa de abertura representando a sociedade civil, convocou todos os conselheiros municipais a aproveitar ao máximo a capacitação e “arregaçar as mangas” para ajudar o prefeito na gestão do município e exercer seu papel fiscalizatório no intuito de que as verbas públicas sejam utilizadas na destinação devida, melhorando, assim, a vida da população”.
Entre o público participante do evento, Josaíra Xavier, integrante do conselho municipal de educação, disse ter expectativas de que as atividades da capacitação ampliem os horizontes dos conselheiros, trazendo a estes maior responsabilidade, inclusive para fiscalizar e prevenir as irregularidades.
Após a abertura, foram iniciadas as apresentações dos painéis e debates com os temas “Controle Social”, e “Controle Social Efetivo X Transparência”, com a participação de representantes dos órgãos dos Ministérios Públicos, Polícia federal e CGU, que compõe a rede. Nesta quinta-feira, 18 de setembro, segundo e último dia da capacitação, serão abordados temas mais práticos relativos à atuação dos Conselheiros, com painéis sobre políticas públicas, efetividade no controle social; participação social na formulação do planejamento municipal; além de noções de licitações e acompanhamento das despesas públicas. Confira a Programação completa.
Criada em 2009 para aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública, a rede é um espaço colegiado composto de diversos órgãos. Seu principal objetivo é desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.
Para alcançar os objetivos traçados, os órgãos públicos federais, estaduais e municipais que integram a rede articulam esforços, formam parcerias e definem diretrizes em comum por meio de compromissos e ações conjuntas de fiscalização, treinamento e eventos pedagógicos voltados para a população.
Na Bahia a Rede de Controle é formada pelos seguintes órgãos: Advocacia-Geral da União (AGU), Auditoria Geral do Estado da Bahia (AGE), Caixa Econômica Federal (CEF), Controladoria-Geral da União (CGU), Departamento Nacional de Auditoria do Sus (Denasus), Ministérios Públicos Federal, Estadual e de Contas, Polícia Federal (PF), Procuradoria-Geral do Estado da Bahia, Receita Federal, Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA).
Foto: Ascom MPF/BA

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter