Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde abriu para consulta pública o novo Guia Alimentar para a População Brasileira. O documento em questão revisa o guia anterior publicado em 2006 e trará orientações e recomendações que facilitarão a prevenção tanto da desnutrição - em forte declínio no País - quanto de doenças em ascensão, como a obesidade, diabetes e outras doenças crônicas relacionadas à alimentação. Essa Publicação do Ministério da Saúde foi elaborada com o apoio do Nupens/USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo) e da Organização Pan-Americana de Saúde.
Para o Idec, essa publicação do Ministério da Saúde é uma ferramenta importante que deve atingir todo o País. “Com o intuito de aprimorar o guia e garantir um processo amplo e participativo, a população e a sociedade civil organizada pode e deve participar da sua elaboração”, afirma a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto. O guia pode ser acessado e as sugestões enviadas por meio do portal do Ministério da Saúde até 7/5.
“O novo Guia Alimentar apresenta muitos avanços em relação ao anterior incluindo a importância do acesso à informação de qualidade sobre o que comemos e da regulação da publicidade de alimentos. O Idec não só irá contribuir para a consulta pública como também está trabalhando para que a sociedade civil participe em peso desse processo”, conclui a nutricionista.



Nenhum comentário: