No dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), pais, profissionais e governantes procuraram se unir para a conscientização e alerta de uma síndrome que cada vez mais afeta novas crianças. em Itiruçu um movimento pela causa foi organizado por uma mãe de um portador de autismo.
Aurea Nunes, com apoio de familiares e do comercio local e a prefeitura municipal promoveu uma passeata pelas ruas de Itiruçu divulgando e conscientizando com o tema “Autismo. Um jeito diferente de ser e sentir”.
O Autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento (também chamado de Transtorno do Espectro Autista), caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. Essas alterações levam a importantes dificuldades adaptativas e aparecem antes dos 03 anos de idade, podendo ser percebidas, em alguns casos, já nos primeiros meses de vida. As causas ainda não estão claramente identificadas, porém já se sabe que o autismo é mais comum em crianças do sexo masculino e independente da etnia. O autismo ainda não tem cura, mas é tratável e quanto mais cedo for diagnosticado mais eficiente será o tratamento.
No mundo segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) , estima que tenhamos 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil a estimativa é de 2 milhões, e de acordo informação colhidas na passeata Itiruçu tem cerca de 30 a 40 autista.
Ano passado, no dia 27 de Dezembro, foi sancionada a lei 12.764, que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo. Antes dessa lei, autistas não se enquadravam nas leis específicas para deficientes, já que autismo não é uma deficiência, e sim, um transtorno, uma alteração do desenvolvimento. De acordo com essa nova política, autistas terão, por exemplo, direito a tratamento multidisciplinar e diagnóstico precoce, ter acesso à previdência social e à educação em escolas regulares, mesmo que seja necessária a presença de um acompanhante especializado, atendimento preferencial em bancos e repartições públicas e ainda a benefícios como a reserva de vagas em empresas com mais de 100 funcionários. As famílias também foram contempladas: além de acompanhamento psicológico, os pais ou responsáveis por pessoas com autismo terão horário especial no trabalho.
A Passeata foi muito educativa mostrando a importancia da concientização já que o autismo em criança é mais comum que câncer , aids e o diabetes. A Maioria dos presentes se vestirão de azul cor simbolica do autismo.
O evento teve uma grande participação dos alunos das redes publica e do IED em Itiruçu, e contou com as presenças de varias autoridades como os vereadores, Paulo Ezio, Gilmar Machado Junior, Alexandre Maimone, o assessor do prefeito Marcos Novaes, a Secretária de Educação Iumara Bastos, diretores e coordenadores das escolas municipais e estaduais.
Fotos Itiruçu Notícias/ Mais fotos no Facebook


Nenhum comentário: