Depois de graves denúncias de fraudes na Saúde Pública exibida pelo Fantástico (18/03), o Itiruçu Notícias conseguiu ter acesso, junto à Câmara de Vereadores de Itiruçu, a uma denúncia ao Ministério Público Federal, na Procuradoria da República no município de Jequié, de supostas irregularidades da Prefeitura Municipal de Itiruçu, comandada pelo Prefeito Carlos Roberto Martinelli Iervese (PT) envolvendo recursos do Fundo Nacional de Saúde. Segundo documentos, a Prefeitura Municipal de Itiruçu teria aumentado, em cerca de 700%, as despesas com empresas de fornecimento de medicamentos no ano de 2012, em relação a 2011.
As graves denúncias revelam que no ano de 2011 a Prefeitura teria gasto o valor de R$ 228.800,00 (duzentos e vinte oito mil e oitocentos reais) para o atendimento de todas as necessidades do município na área de medicamentos e congêneres. Já em 2012 o Prefeito firmou contratos no valor de R$1.579.989,84 (um milhão, quinhentos e setenta e nove mil, novecentos e oitenta e nove reais e oitenta e quatro centavos). Um aumento substancial, em relação ao exercício de 2011.
O aumento inexplicável fez com que os vereadores sugerissem que a Procuradoria analisasse, com urgência, e que fossem tomadas as devidas providências para não resultar em prejuízos irreparáveis ao município e ao Sistema Único de Saúde – SUS. As denúncias foram assinadas por seis, dos nove vereadores da Câmara Municipal: Robson Mauro Ribeiro (DEM), Emerson Silva das Mercês (PP), Diógenes Pires Serra (PSDB), Josevi Umburanas Santos, Erisvaldo Teixeira de Novaes (PSDB) e Vilberto Leal Scaldaferri (PR).
Veja denúncia completa:




Nenhum comentário: