Falta d´agua: Não adianta colocar a culpa em "São Pedro" - Itiruçu Notícias - Itiruçu e Região conectados com a informação
Arrow

NOTÍCIA EM DESTAQUE

Itiruçu: Plantão Escolar de matriculas vão até dia 08/02

A secretaria de Educação  do município de Itiruçu está realizado o esquema de plantão escolar matriculas em toda rede municipal de ens...


EDITORIAL

Refletindo: Histórias da politica de Itiruçu: O Otimista

Essa quem contava era o saudoso amigo Aguinaldo Pires (Gal Pires), ex- vereador e ex-presidente da câmara de Itiruçu, grande contador de causo, que morreu há três anos em um trágico acidente na BR-116 nas imediações de Itatim – BA.
1962, ano de eleição, em Itiruçu a disputa foi entre Valdeck Almeida (UDN), candidato do ex- prefeito Zé Bonfim e Josias Duarte (PSD), apoiado por Vivaldo Bastos e pelo ex-prefeito Geir Magalhães, tinha o povoado do Upabuçu como seu reduto eleitoral. Em um comício em Upabuçu, Josias percebeu certo desânimo no eleitorado, a incerteza da vitória era flagrante.
CONTINUE LENDO


COLUNA Êta lê lê



Êta lê lê Segunda-feira gorda do foguetório

Ao ter suas contas aprovadas por 7 a 2 na última sessão da Câmara de Vereadores da Boa Terra, o ex-prefeito Wagner Novaes era só alegria. Como os estampidos das bombas eram ouvidos nos quatro cantos da cidade, muitos ficaram imaginando o que teria acontecido:

"Quem chegou ou está indo para Bom Jesus da Lapa?";
"Hoje é festa de que Santo?";
"Aniversário de quem?";
"Quem tá jogando hoje?"

O que muitos não sabiam, era que a festa tinha um nome, Wagner Novaes. Este celebrava a vitória em casa, já que um pouco distante, 7 edis lhe dariam a honra de aprovar as suas contas públicas.

CONTINUE LENDO


MAIS LIDAS DO MÊS


Falta d´agua: Não adianta colocar a culpa em "São Pedro"

Por: Neto Oliveira - sexta-feira, 19 de outubro de 2018 - 0 Comentários

A culpa é de quem não preservou, e não tratou da agua


No secretismo religioso Pedro um dos discípulos de Jesus Cristo, que pela doutrina Católica se transformou em São Pedro, passou também a ser segundo os contos populares que é ele responsável pelas chuvas que cai na terra.
São Pedro tem a fama de “porteiro” do reino dos céus. Ele ganhou esse título graças a uma passagem do Evangelho de Mateus, na qual Jesus se volta para Pedro, o seu seguidor mais próximo, e diz: “Eu te darei as chaves do reino dos céus e o que ligares na Terra será ligado nos céus”.
Essa simples declaração foi suficiente para Pedro passar para a história, em quadros e esculturas, como o velhinho que carrega as chaves celestiais, e, na boca do povo, ganhou um poder ainda maior do que simplesmente o de abrir e fechar portas. “Se ele abre e fecha as portas e janelas do céu, então é a ele que pediremos para fazer chover ou cessar as inundações”, diz o teólogo Afonso Soares, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Em Itiruçu a falta de agua nas torneiras das casas sempre que há uma reclamação  estão sempre culpando a falta de chuvas e consequentemente a culpa cai para cima  do santo católico.
Mas a historia não é bem assim, já que  a prevenção e cuidado com as nascentes com a preservação de mananciais,  mata ciliares poderia ter evitado o caos no abastecimento de agua no município de Itiruçu.
A embasa durante 30 anos  vem apenas usufruindo do manancial localizado no município de  Lajedo do Tabocal sem ter feito nenhum investimentos para suprir  o aumento da população nestes município,
Então não adianta apelar ou culpa a  "São Pedro"!   a Embasa não cumpriu com  o seu dever  de preservar o manancial, tratar e distribuir  a agua para a população.
Que a população  fiquem alerta,  pois  os poços que escavaram, mais os outros existentes,  se não haver uma solução definitiva, com urgência  Itiruçu e Lajedo do Tabocal corre o risco de perder as poucas  nascentes existentes e até mesmo cisternas poderão secar.
 Se o "São Pedro" não mandar chuvas, aqui na terra a população só ouve promessas!


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores