Ibametro divulga resultado da Operação Cosme e Damião - Itiruçu Notícias
Arrow

Acesse e curta nossa FAN PAGE no Facebook




Anuncie aqui seu evento! Apoio cultural Itiruçu Notícias


Campanha


As mais visitadas


Colunistas

O Seu Direito

Êta, Lê, Lê


Utilidade Pública


CENIPA

PM

Ibametro divulga resultado da Operação Cosme e Damião

Edição: Redação Itiruçu Notícias - sábado, 23 de setembro de 2017 - 0 Comentários


O azeite de dendê foi o produto que apresentou maior índice de reprovação na Operação Cosme e Damião, realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) com o objetivo de fiscalizar itens comercializados para o tradicional caruru de promessa que muitas famílias baianas fazem em setembro. Um total de 30% das marcas de azeite fiscalizadas foram reprovadas. A Operação, encerrada hoje (22/09), fiscalizou ainda camarão seco, amendoim, castanhas, leite de coco e velas. Os demais produtos atingiram um índice médio de reprovação entre 5 a 10%.

Os fiscais percorreram supermercados e mercadinhos de bairro para verificar se os itens largamente consumidos no período estão sendo vendidos com a pesagem correta, considerando o indicado nas embalagens dos produtos. Todos esses itens são chamados produtos pré-medidos, ou seja àqueles empacotados na ausência do consumidor, como ensacados e enlatados.
“Os exames realizados no laboratório do Ibametro constataram que o azeite de dendê está sendo vendido com a quantidade inferior ao indicado no rótulo. Todas as marcas irregulares foram autuadas, conforme determina a legislação metrológica em vigor”, destaca o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

O Ibametro é o órgão delegado do Inmetro na Bahia, e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Os fabricantes notificados terão dez dias para apresentar defesa junto ao Ibametro, sendo passíveis de multas de até 1,5 milhão, a depender do grau da irregularidade.
Caso suspeite de alguma irregularidade, faça denúncia à ouvidoria do órgão pelo telefone 0800.071.1888.
Ascom - Ibametro/Foto: Elói Corrêa/GOVBA


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Publicidade

 photo dra rita coacutepia_zpsxcdxnsbz.png

 photo gilmarblogif_zpsi4cfgiei.gif
COMPRE AQUI

Ou pelo WhatsApp:
(11) 98109 7241

dddd

ddddddddddddddddddddddddd