Nascente do Beija-flor vem morrendo há a mais de 20 anos - Itiruçu Notícias - Itiruçu e Região conectados com a informação
Arrow

NOTÍCIA EM DESTAQUE

Assaltantes levam moto na zona Rural de Itiruçu

Uma moto Honda Bros, cor vermelha e placa NZU-2191 de Itiruçu, foi tomada de assalto por dois elementos armados na região do Assentamento...

Histórias que o Povo Conta

A história que o povo conta; O Retratista

Paulo Borges de Oliveira, natural de Castro Alves – BA, nascido em 18/11/1918, chegou em Itiruçu –BA, em 1950, foi comerciante juntamente com seu irmão Otávio (já falecido), na antiga rua da Lancha, hoje Moisés Almeida, mas, anos depois dedicou – se inteiramente a profissão de fotógrafo.
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

A Ganância e a Discórdia a felicidade dos invejosos

Aquele que semeia a discórdia é terrível. Não gosta de ver a paz reinar em canto algum, parece que se agonia com isso.

Qual o objetivo das pessoas que agem desta forma? Será que essa atitude provoca prazer em determinadas pessoas? Ou seria o ego de pessoas invejosas que se sentem felizes provocando infelicidades.

Fazendo minhas análises sobre certas atitudes humanas percebi que pessoas infelizes são as que mais disseminam discórdias e a maior delas sempre está relacionada com algum tipo de fofoca raivosa.

Aquela que numa simples palavra já se percebe o rancor interior de quem fez. E se estivermos perto de quem fez a fofoca raivosa nota-se no semblante da pessoa um certo alívio pela maldade que provocou ou até um sorriso nos lábios achando-se vitorioso...CONTINUE LENDO


MAIS LIDAS DO MÊS


Nascente do Beija-flor vem morrendo há a mais de 20 anos

Por: Itiruçu Notícias - sexta-feira, 4 de agosto de 2017 - 0 Comentários


O que mais os ambientalistas, do município de Itiruçu temiam já esta acontecendo.  Segundo as informações, uma obra sem nenhum compromisso ambiental executada na segunda gestão do Ex-prefeito Wagner Novaes no inicio dos anos 2000, que foge totalmente das leis,  seja  a lei orgânica do município ou  leis ambientais do país, as lagoas de decantação (os pinicões) atingiu a sua capacidade máxima de armazenamento de resíduo de esgotamento sanitário indo para o meio ambiente sem nenhuma espécie de tratamento ocorrências que vem acontecendo a mais de décadas . 

Com  as constantes chuvas dos últimos dias , diminuiu o poder de absorção do solo, não conseguindo reter mais os líquidos que começam a escorrer para o córrego do Beija-flor. O prejuízo ambiental neste momento e incalculável visto que muitos produtores e fazendeiros  que utilizam  em suas atividades produtivas as aguas oriundas da nascente do beija-flor. Esta anomalia deixa as águas inadequadas, para banho, consumo humano e animal, sendo que não há previsão de quando o problema será sanado.

 A lei  seguindo a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938, de 17/01/1981). Define que o poluidor é obrigado a indenizar danos ambientais que causar, independentemente de culpa e o Ministério Público (Promotor Público) pode propor ações de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, impondo ao poluidor a obrigação de recuperar ou indenizar prejuízos causados.

O local onde se encontra a nascente do beija-flor começou a ser poluída a parte do ano de 1986, quando foi desviado as águas pluviais da antiga lagoa, hoje aterrada para da lugar a praça Gilberto Scaldaferri onde funciona atualmente a feira municipal, a força d’água numa decida com mais de 65° de inclinação causou uma imensa cratera com mais de noventa metro de profundidade com trinta de largura, em seguida em 2004 foi construída uma escada para decida e contenção das águas mais como a obra foi mau executada com matérias de má qualidade e um duvidoso projeto de engenharia, acabou se rompendo causando assim uma erosão bem maior aumentando consideravelmente os estragos ambientais.
Fonte MetaVerde


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores