Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Nascente do Beija-flor vem morrendo há a mais de 20 anos


O que mais os ambientalistas, do município de Itiruçu temiam já esta acontecendo.  Segundo as informações, uma obra sem nenhum compromisso ambiental executada na segunda gestão do Ex-prefeito Wagner Novaes no inicio dos anos 2000, que foge totalmente das leis,  seja  a lei orgânica do município ou  leis ambientais do país, as lagoas de decantação (os pinicões) atingiu a sua capacidade máxima de armazenamento de resíduo de esgotamento sanitário indo para o meio ambiente sem nenhuma espécie de tratamento ocorrências que vem acontecendo a mais de décadas . 

Com  as constantes chuvas dos últimos dias , diminuiu o poder de absorção do solo, não conseguindo reter mais os líquidos que começam a escorrer para o córrego do Beija-flor. O prejuízo ambiental neste momento e incalculável visto que muitos produtores e fazendeiros  que utilizam  em suas atividades produtivas as aguas oriundas da nascente do beija-flor. Esta anomalia deixa as águas inadequadas, para banho, consumo humano e animal, sendo que não há previsão de quando o problema será sanado.

 A lei  seguindo a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938, de 17/01/1981). Define que o poluidor é obrigado a indenizar danos ambientais que causar, independentemente de culpa e o Ministério Público (Promotor Público) pode propor ações de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, impondo ao poluidor a obrigação de recuperar ou indenizar prejuízos causados.

O local onde se encontra a nascente do beija-flor começou a ser poluída a parte do ano de 1986, quando foi desviado as águas pluviais da antiga lagoa, hoje aterrada para da lugar a praça Gilberto Scaldaferri onde funciona atualmente a feira municipal, a força d’água numa decida com mais de 65° de inclinação causou uma imensa cratera com mais de noventa metro de profundidade com trinta de largura, em seguida em 2004 foi construída uma escada para decida e contenção das águas mais como a obra foi mau executada com matérias de má qualidade e um duvidoso projeto de engenharia, acabou se rompendo causando assim uma erosão bem maior aumentando consideravelmente os estragos ambientais.
Fonte MetaVerde

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter