Partidos aliados a Rui é a maioria dos municipios baiano - Itiruçu Notícias | Você conectado à informação!
Arrow

Acesse e curta nossa FAN PAGE no Facebook



Eventos



Versículos Bíblicos


Colunas

O Seu Direito


Editorial

Beija-flor

Um rio ferido na sua nascente E a culpa é dessa gente que não sabe respeitar. Água suja que me sufoca, Lixo e descaso na minha encosta...


Notícias mais populares

Partidos aliados a Rui é a maioria dos municipios baiano

Edição: Itiruçu Notícias - segunda-feira, 10 de outubro de 2016 - 0 Comentários


No balanço final das eleições municipais deste ano, o governador Rui Costa saiu vitorioso na soma dos prefeitos eleitos que integram sua base de apoio na Assembleia Legislativa (ALBA). O PT (partido do governador) foi a legenda que mais perdeu prefeituras em comparação com a disputa de 2012 (caiu de 93 para 39 neste ano), mas em contrapartida os partidos que integram a base de apoio do governo mantêm a liderança no número de prefeitos.
É o caso, por exemplo, do PSD (Partido Social Democrático), do senador Otto Alencar. A sigla elegeu 82 gestores neste ano (entre eleitos e reeleitos), e passa a ter a maior representação no Executivo municipal em todo o estado. No total, os partidos da base de Rui Costa detêm o comando de 270 municípios.

Além de PT e PSD, as siglas que compõem a base do Executivo na Assembleia são PP, do vice-governador João Leão, com 57 prefeitos eleitos; PSB, da senadora Lídice da Mata, com 21 vitoriosos; PR, com 19; PDT, com 18; PSL, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, com 15 prefeitos; PCdoB, com 12. PR não têm representação no Legislativo atualmente.
As legendas de oposição ao governo Rui conquistaram 142 prefeituras. Quem lidera a lista é o PMDB, que conquistou 47 prefeituras. Em seguida aparece o Democratas, que, puxado pelo 'fenômeno' ACM Neto, saltou de nove eleitos nas eleições de 2012 para 34 neste ano.

Fazem oposição ao governo do Estado ainda PSDB, que conquistou 19 prefeituras; PRB, com 9; PSC, com 6; PPS, também com 6; Rede, com 3; PTB, com 11 e o PTdoB, Solidariedade e PTC, que elegeram um prefeito cada.
Apesar de o PT ter saído enfraquecido das urnas, a situação do governador Rui Costa não ficou tão delicada quanto se pode pensar para a disputa de 2018, quando ele provavelmente tentará se reeleger. Pouco mais de 60% do total do eleitorado baiano está espalhado em cidades que têm menos de 50 mil eleitores, e nessas os partidos da base de Rui têm maioria absoluta.
Brasil247


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Publicidade

 photo dra rita coacutepia_zpsxcdxnsbz.png

 photo gilmarblogif_zpsi4cfgiei.gif
COMPRE AQUI

Ou pelo WhatsApp:
(11) 98109 7241