35% dos prefeitos baianos não tentam reeleição - Itiruçu Notícias
Arrow

Acesse e curta nossa FAN PAGE no Facebook




Anuncie aqui seu evento! Apoio cultural Itiruçu Notícias


Campanha


As mais visitadas


Colunistas

O Seu Direito

Êta, Lê, Lê


Utilidade Pública


CENIPA

PM

35% dos prefeitos baianos não tentam reeleição

Edição: Itiruçu Notícias - - segunda-feira, 12 de setembro de 2016 - 0 Comentários


A crise político econômica pela qual passa o Brasil, e a dificuldade em cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) são fatores que levaram 109 dos 307 prefeitos baianos que estão aptos a disputar a reeleição a desistir do pleito. Pelo menos é o que diz a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita do município de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB) ao jornal Tribuna da Bahia.
Dos 417 prefeitos, 307 estão no primeiro mandato, o que lhes dá o direito de tentar mais uma eleição. Mas de acordo com levantamento feito pela UPB com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 35% dos gestores que poderiam se candidatar desistiram do pleito (109).
"Hoje os municípios brasileiros têm muita dificuldade de cumprir os índices de investimentos com percentual mínimo obrigatório (como saúde e educação). Muitos prefeitos não conseguem nem mais pagar a folha de salário dos servidores. E isso não é só na Bahia. É em todo o país. Diante desse quadro, muitos prefeitos estão desistindo do Executivo, porque com dinheiro ou não, ele é obrigado a cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, e se não cumpre, ele terminará seu mandato com processo nas costas, o que ainda pode deixa-lo inelegível", disse Maria Quitéria em entrevista à Tribuna.
Ainda de acordo com Maria Quitéria, "muitos municípios na Bahia e no Brasil não se sustentam sem o FPM". "É preciso adotar no Brasil um modelo de partilha de recursos com mais igualdade, com mais receita para os municípios mais pobres. É assim nos países de primeiro mundo. Mas aqui, infelizmente a situação é inversa. Os pobres recebem menos recursos", lamenta a prefeita de Cardeal da Silva.
Foto Arquivo Itiruçu Notícias


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Publicidade

 photo dra rita coacutepia_zpsxcdxnsbz.png

 photo gilmarblogif_zpsi4cfgiei.gif
COMPRE AQUI

Ou pelo WhatsApp:
(11) 98109 7241