Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Ponto de Cultura Saubara em Movimento é lançado


A associação Chegança dos Marujos lança o Ponto de Cultura Saubara em Movimento no município de Saubara, no Recôncavo Baiano, na segunda-feira (13). O projeto terá duração de três anos com cursos, oficinas, encontros, reuniões e formação cultural em diversas modalidades dedicado a jovens e lideranças das manifestações da cultura local. O evento de lançamento conta com uma programação que envolve as principais riquezas culturais da cidade, com desfile, samba de roda e o tradicional folguedo popular de marujada.

O grupo Chegança Mirim inicia os festejos com um desfile pelas ruas da cidade até a Igreja de São Domingos, onde se apresentam, às 9h. Na sede Chegança dos Marujos, além da cerimônia oficial de lançamento, às 15h, será apresentado o livro Cantador de Chula, da escritora Katharina Doring. Em seguida, se apresenta na Praça 13 de Junho o grupo Samba de Roda Mirim da Vovó Sinhá, que anima o público antes da reza de Santo Antonio, que acontece às 18h. A programação encerra com uma grande roda de samba de roda para celebrar o dia de muita alegria na cidade. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

O dia do santo casamenteiro, Santo Antônio, foi escolhido para celebrar a abertura do projeto, que conta com a presença de funcionários da superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura. “A Chegança dos Marujos é a prova viva de que o Ponto de Cultura sempre existiu. É com muita alegria que a Secult firmou essa parceria valorizando as atividades culturais que tem tanta tradição no município de Saubara”, declara a diretora de Cidadania Cultural da SecultBA Luísa Saad.

O projeto foi aprovado no edital Pontos de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado, com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal. A iniciativa que promove a parceria partiu do Programa Cultura Viva. Os jovens participantes do projeto terão acesso a ferramentas, metodologias e fundamentos tecnológicos contemporâneos, que são fundamentais para a profissionalização e realização dos materiais nos campos de criação artística, produção cultural, comunicação e educação. Eles também poderão participar de intercâmbios culturais entre territórios e elaboração de conteúdos ligados à cultura de Saubara.

A estratégia dessa articulação é que aconteça uma ação onde se trabalhará a riqueza cultural do município, que a partir da mesma data de lançamento será emancipado enquanto agente patrimonial na região. O intuito da emancipação é que a cidade proporcione benefícios sociais e econômicos com a cultura e a educação, através das capacitações, oficinas e transmissão de saber.

Pontos de Cultura – Organizações da sociedade civil reconhecidas pelo Ministério da Cultura por desenvolver atividades culturais em suas comunidades, os pontos de cultura são considerados carro-chefe do Programa Cultura Viva, criado na gestão do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, em 2004. Gil destacou a necessidade de promover uma espécie de "do-in antropológico no Brasil", massageando pontos vitais, mas momentaneamente desprezados ou adormecidos, do corpo cultural do país. O conceito de Ponto de Cultura surge como uma política inovadora pela secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, na gestão de Célio Turino. São novos parâmetros de gestão entre Estado e Sociedade, através de instituições, pessoas, órgãos públicos e parcerias. Iniciou-se uma nova abertura no conceito de cultura, ampliada cada vez mais em ações de cidadania e projetos ligados à inclusão social.

O auxílio se dá financeiramente através de uma verba de 185 mil reais, para ser aproveitada em dois e meio a três anos e, legitimamente, por permitir autonomia aos sujeitos envolvidos neles. A primeira parcela, de 25 mil reais, é destinada à compra de um kit multimídia para que o Ponto de Cultura possa registrar e difundir suas atividades. Como sugestão de equipamentos, tem-se computador, impressora, filmadora, câmera fotográfica, e aparelhos de som.  Em 2014, através de um novo edital, foram selecionadas pela SecultBA mais 128 instituições dos 27 territórios de identidade do Estado. 

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter