O município de Itiruçu passou a viver uma nova realidade no abastecimento de água nesta sexta-feira de 22 de janeiro com a chegada da água do Rio Paraguaçu, um avanço considerado fundamental para a saúde pública e a segurança hídrica da população.
Entre os anos de 2018 e 2020, Itiruçu esteve entre os municípios baianos citados com uma das piores qualidades de água, ao lado de cidades como Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna, Cruz das Almas e Lauro de Freitas. Dados levantados em testes apontaram a presença de substâncias que oferecem riscos à saúde humana.
Segundo os estudos, o consumo contínuo dessa água poderia causar doenças graves, como câncer, mutações genéticas, problemas hormonais, doenças renais e danos ao sistema nervoso.
Com a integração ao sistema de abastecimento do Rio Paraguaçu, a expectativa é de uma melhora significativa na qualidade da água distribuída, tornando-a mais segura e adequada para o consumo humano, além de reduzir os impactos da estiagem e garantir maior regularidade no fornecimento.
A mudança representa um marco importante para Itiruçu, refletindo diretamente na qualidade de vida da população, no fortalecimento da saúde pública e no desenvolvimento do município.
Foto: Divulgação/Embasa



Nenhum comentário: