Nossas redes sociais

some text  some text  some text  some text  some text  some text  some text 

"Viver como se cada instante fosse um milagre"
Arrow

Ouça Web Rádio Itirussu no seu celular ou tablet

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Mudança no cadastro de equipes de Atenção Primária e Saúde Mental

Por: Redação Itiruçu Notícias - sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020 - 0 Comentários


O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Especializada, mudou a forma de cadastrar equipes de Atenção Primária e de Saúde Mental no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). De acordo com Portaria 99/2020 da pasta, os gestores municipais terão o prazo de três competências para reclassificar as equipes no novo formato. Por isso, a área técnica de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica aos gestores locais as novas regras.

Com a proposta de conectar o sistema de saúde do país pelo Conectsus, o Ministério está estabelecendo estratégias para promover uma ampla disseminação dos sistemas informatizados. As mudanças são uma tentativa de simplificar a quantidade de códigos e de nomenclaturas dadas as equipes que atuam na Atenção Básica. Para isso, caberá aos estabelecimentos de saúde, por meio de responsáveis técnicos ou administrativos, além dos gestores municipais, o devido cadastramento e a manutenção dos dados.

Vale ressaltar que as regras de consistência quanto à composição das equipes, carga horária e outras necessárias ao gerenciamento das equipes de Saúde de Atenção Primária e de Saúde Mental passarão a ser realizadas por sistema de gestão e monitoramento sob a responsabilidade da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS). Assim, esse procedimento não será mais feito no CNES.

Para as atividades informatizadas, a Saps prestará serviços de orientações técnicas relativas ao cadastramento das informações no módulo de Equipes de Saúde. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: esusab@saude.gov.br. Já para os Municípios com equipes de Atenção Domiciliar e Multidisciplinares de Atenção à Saúde Indígena, as regras de cadastro deverão ser definidas por portarias específicas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes/MS).

A CNM lembra os gestores que já estão disponíveis recursos para custeio de unidades informatizadas. A entidade gerou a lista dos Municípios elegíveis e que podem fazer adesão ao programa. Consulte se seu Município está apto a participar do programa InformatizaSUS.

Cuidados

Os gestores e responsáveis pela alimentação dos sistemas devem ficar atentos aos cadastros das equipes para evitar problemas, como duplicidade ou desvio de finalidade. Deve-se informar a regra contratual de cadastro do estabelecimento para não gerar, por exemplo, créditos de procedimentos de Média e Alta Complexidade no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA).

Vale ressaltar também que ficam desativadas adesões de programas e projetos como o programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade (Pmaq), o Programa Saúde na Hora - USF 60 horas, o Programa Saúde na Hora - USF 60 horas com saúde bucal e o Programa Saúde na Hora - USF 75 horas com saúde bucal; assim como os incentivos de Equipes de Saúde Prisional – (ESP) em Municípios com GH=1 e taxa de população prisional menor do que 1% e em Municípios com GH=6 e taxa de população prisional maior do que 10%.

O calendário de modificação da versão do CNES está disponível on-line. Os gestores também devem consultar a Portaria 99/2020 para verificar a correspondência entre as equipes anteriormente cadastradas e as equipes em vigor, aprender sobre o novo modelo de informação no Módulo de equipe e como informar os motivos de desativação de equipes.

Tipos de equipes em vigor:
70 - eSF - Equipe de Saúde da Família,
71 - eSB - Equipe de Saúde Bucal,
72 - eNASF-AB - Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária
73 - eCR - Equipe dos Consultórios na Rua
74 - eABP - Equipe de Atenção Primária Prisional
75 - eMAESM - Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental
76 - eAP - Equipe de Atenção Primária

Itiruçu Notícias | Fonte Agência CNM de Notícias 


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Web Rádio do Blog Itiruçu Notícias com transmissão utilizando a tecnologia streaming. Web Rádio Itirussu, conectada com você!
   
Baixe aqui app Web Rádio Itirussu


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS


PUBLICIDADE