Arrow

Ouça nossa rádio aqui
Siga-nos some text some text some text some text some text some text Nosso Canal no You Tube

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads
some text some text some text


Queda da Selic de 5,5% para 5% traz pouco alívio ao bolso do consumidor

Por: Redação Itiruçu Notícias - quarta-feira, 30 de outubro de 2019 - 0 Comentários

Apesar do impacto pequeno, as operações de crédito devem ficar mais baratas




O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu cortar de 5,5% para 5% ao ano a taxa básica de juros da economia, a Selic, que rege a política monetária do país. Mas, a Selic mais baixa não significa alívio significativo para o consumidor em financiamentos. Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) o impacto deve ser pequeno no bolso do consumidor.

Segundo Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor-executivo de estudos e pesquisas econômicas da associação e responsável pelo estudo, isso acontece porque existe um deslocamento grande entre a taxa Selic e as taxas de juros cobradas aos consumidores. “Na média, os juros para pessoa física 115,60% ao ano, provocando uma variação de mais de 2.000% entre as duas pontas”, afirmou.

Apesar do impacto pequeno, as operações de crédito devem ficar mais baratas para o consumidor. Os juros do cheque especial ficarão 0,58% mais baixos, caindo dos atuais 275,24% ao ano para 273,63% ao ano. Isso significa que um consumidor que usar 1.000 reais de limite de cheque especial por 20 dias, pagará 27 centavos a menos com a nova taxa básica de juros.

O impacto modesto pode ser melhor visto em  operações de crédito mais longas e mais caras, como o financiamento de um carro. Ao financiar um veículo de 40.000 reais em cinco anos e sem entrada, o valor médio da parcela é de 1.023,59. Com a Selic a 5% ao ano, essa parcela cai para 1.013,13 reais. Ao final dos cinco anos, o consumidor pagará 627,55 reais a menos com a nova taxa básica em vigor, queda de 1% no valor total.


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Web Rádio do Blog Itiruçu Notícias com transmissão utilizando a tecnologia streaming. Web Rádio Itirussu, conectada com você!
   
Baixe aqui app Web Rádio Itirussu


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS


PUBLICIDADE