Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:
, Unlabelled

Mineradora descobre mais Vanádio em Maracás


Reportagem no Correio da Bahia revelaram que os resultados de novas sondagens feitas pela Largo Resources ampliaram a potencialidade do depósito mineral de vanádio de Novo Amparo Norte, em Maracás (a 374 km de Salvador). O depósito já era conhecido, mas foi melhor estudado a partir dos planos de expansão da produção do metal raro que em todas as Américas só é extraído na Bahia. Segundo o presidente da empresa no Brasil, Paulo Misk, os estudos indicam que o depósito tem capacidade de produção de 23,5 milhões de toneladas. Até então, o volume estimado de vanádio para a área era de 9,8 milhões.

Para se chegar a esse grau de conhecimento foram realizados 88 furos (total de 12,9 mil metros de perfurações) no método sonda diamantada. O próximo passo da empresa é o de definir um plano de exploração. Misk diz que são duas as opções à mesa. A primeira é a de ampliar a produção atual e a segunda é a de explorar a reserva depois de esgotadas as que já são exploradas atualmente. "A segunda é a mais provável", garantiu ele, lembrando que os preços do material se estabilizaram este ano após se elevarem substancialmente em 2018. Neste caso, o novo depósito representa a ampliação da vida útil da Vanádio Maracás em  9 anos, ou seja, até 2049. A Novo Amparo Norte fica a cerca de 6 km da cava da Campbell, mina atualmente explorada pela empresa.

A produção de vanádio em Maracás começou em 2014. A capacidade atual é de 800 toneladas por mês. No ano passado, devido às condições de mercado, foi iniciado projeto de expansão, para ampliar a produção para 1 mil toneladas por mês. As obras estarão concluídas em julho. A ampliação consumiu investimentos de US$ 16 milhões e o número de empregos diretos subiu de 383 para 473 trabalhadores.

O vanádio é um metal raro que dá mais força, resistência e flexibilidade ao aço, inclusive diminuindo os custos de produção deste último. E é usado, entre outras aplicações, na indústria aeroespacial. Cerca de 60% da produção mundial do metal está concentrada na China.

A mina em Maracás faz do Brasil  o quarto maior produtor mundial. Mas o vanádio encontrado em Maracás é apontado como o de maior teor de pureza do mundo. A unidade da Largo Resources, além de extrair o vanádio da terra, faz vários beneficiamentos ao mineral, para transformá-lo – na própria unidade - em pentóxico de vanádio (v2O5).

A reserva da mina de Maracás da Largo Resources possui um importante diferencial competitivo: a alta concentração de vanádio, que é duas vezes maior que a encontrada nas minas da África do Sul, maior produtor mundial. A planta de Maracás representa de 8 a 10% do que é produzido no mundo.

`` A mineração é só 30% dos custos que temos na nossa operação´´, afirma Misk. Toda a produção é exportada, mas o presidente da empresa afirmou que a partir do ano que vem poderá também vender para o mercado interno.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter