Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Professores de projeto Elisna conduzirão Tocha Olímpica


Amanhã (24) será um dia de muita expectativa para Paulo Conceição, profissional de Educação Física e professor de natação do Projeto Esporte, Lazer e Inclusão Social no Nordeste de Amaralina (Elisna), que recebe o apoio financeiro da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Indicado pela esposa e aprovado pelo Rio 2016, ele será um dos condutores no revezamento da Tocha Olímpica em Salvador que começará a partir de 10h30, no pelourinho, e vai passar por vários bairros da capital baiana.

Paulo Conceição fará o trecho 2, que corresponde ao percurso da Avenida Luiz Viana (Paralela) à Avenida Manuel Dias da Silva.  O nome dele surgiu a partir do projeto Mar Aberto, uma iniciativa dele que, desde 2004, ensina a pessoas de diversas idades, moradoras da comunidade do Nordeste de Amaralina, a nadar. Hoje, o Mar Aberto está integrado ao Elisna, onde ele ministra aulas de terça a sexta-feira no Centro Social Urbano (CSU). Além disso, aos sábados, a atividade é levada para a praia.
“Eu era guarda-vidas do Nordeste de Amaralina e sempre via o alto índice de afogamentos nessa região. Voluntariamente, a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (da faculdade), comecei ensinando crianças, mas os pais, que também não sabiam nadar, se interessaram e passaram a participar. Fiquei emocionado ao receber a confirmação de que eu ia participar do revezamento. Tenho muito orgulho pelo o que eu venho fazendo. Não tem dinheiro que pague a satisfação de estar ensinando pessoas a nadar e também ver atletas despontando na modalidade. Isso não tem preço”, conta.
De acordo com Conceição, vários alunos do projeto já participaram de competições aquáticas no circuito regional e também em competições nacionais. Um exemplo é Caio Vinicius, de 16 anos, primeiro garoto da comunidade a fazer a Travessia Mar Grande/Salvador em 2014. Segundo o coordenador do Elisna, Ronaldo Azevedo, o menino chegou ao projeto aos três anos para aprender capoeira e passou por várias modalidades esportivas até se identificar com a natação. Hoje, ele coleciona bons resultados e em sua última competição – a III etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas, categoria Júnior – ficou em sexto lugar.

Sobre o Elisna – o projeto é coordenado pelo Instituto de Educação Profissional (Proinep) e é responsável por atender, gratuitamente, a 1.400 alunos nas modalidades de futebol de campo, boxe, capoeira, judô, natação, karatê e ginástica para idosos. O Elisna integra o conjunto de estratégias do programa Pacto pela Vida, uma ação de Governo que tem por objetivo principal a promoção da paz social. Para implementar sua execução, a Sudesb conta com recursos próprios e também da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de aporte financeiro do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep). 
Ascom Sudesb

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter