Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Professores de projeto Elisna conduzirão Tocha Olímpica


Amanhã (24) será um dia de muita expectativa para Paulo Conceição, profissional de Educação Física e professor de natação do Projeto Esporte, Lazer e Inclusão Social no Nordeste de Amaralina (Elisna), que recebe o apoio financeiro da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Indicado pela esposa e aprovado pelo Rio 2016, ele será um dos condutores no revezamento da Tocha Olímpica em Salvador que começará a partir de 10h30, no pelourinho, e vai passar por vários bairros da capital baiana.

Paulo Conceição fará o trecho 2, que corresponde ao percurso da Avenida Luiz Viana (Paralela) à Avenida Manuel Dias da Silva.  O nome dele surgiu a partir do projeto Mar Aberto, uma iniciativa dele que, desde 2004, ensina a pessoas de diversas idades, moradoras da comunidade do Nordeste de Amaralina, a nadar. Hoje, o Mar Aberto está integrado ao Elisna, onde ele ministra aulas de terça a sexta-feira no Centro Social Urbano (CSU). Além disso, aos sábados, a atividade é levada para a praia.
“Eu era guarda-vidas do Nordeste de Amaralina e sempre via o alto índice de afogamentos nessa região. Voluntariamente, a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (da faculdade), comecei ensinando crianças, mas os pais, que também não sabiam nadar, se interessaram e passaram a participar. Fiquei emocionado ao receber a confirmação de que eu ia participar do revezamento. Tenho muito orgulho pelo o que eu venho fazendo. Não tem dinheiro que pague a satisfação de estar ensinando pessoas a nadar e também ver atletas despontando na modalidade. Isso não tem preço”, conta.
De acordo com Conceição, vários alunos do projeto já participaram de competições aquáticas no circuito regional e também em competições nacionais. Um exemplo é Caio Vinicius, de 16 anos, primeiro garoto da comunidade a fazer a Travessia Mar Grande/Salvador em 2014. Segundo o coordenador do Elisna, Ronaldo Azevedo, o menino chegou ao projeto aos três anos para aprender capoeira e passou por várias modalidades esportivas até se identificar com a natação. Hoje, ele coleciona bons resultados e em sua última competição – a III etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas, categoria Júnior – ficou em sexto lugar.

Sobre o Elisna – o projeto é coordenado pelo Instituto de Educação Profissional (Proinep) e é responsável por atender, gratuitamente, a 1.400 alunos nas modalidades de futebol de campo, boxe, capoeira, judô, natação, karatê e ginástica para idosos. O Elisna integra o conjunto de estratégias do programa Pacto pela Vida, uma ação de Governo que tem por objetivo principal a promoção da paz social. Para implementar sua execução, a Sudesb conta com recursos próprios e também da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de aporte financeiro do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep). 
Ascom Sudesb

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter