Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

PSOL ingressa como ações no supremo para cassar pensão vitalícia de ex-governador


O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ingressou, no último dia 13 de outubro, como amicus curiae nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade nº 5346 e 5309, ajuizadas pelo Ministério Público Federal no STF, contra, respectivamente, a Lei que permitiu a utilização de serviços de motorista e segurança, e a emenda constitucional que instituiu pensão vitalícia, todos em benefício de Ex-governadores do Estado da Bahia que tenham exercido o cargo por 04 anos ininterruptos ou 05 anos intercalados.

O Presidente do PSOL na Bahia, Marcos Mendes, disse que a medida foi tomada como apoio à iniciativa do Ministério Público Federal, pois tais benefícios não têm previsão constitucional. Na visão do partido, além de ferir a moralidade administrativa, os citados benefícios não têm correspondência na legislação federal, porque inexistem em relação a Ex-Presidentes da República. Para o psolista, a pensão consiste num benefício previdenciário concedido à viúva, aos herdeiros menores ou incapazes de segurados pelo sistema da Previdência Social no país que tenham falecido. Logo, não poderia ser pago a pessoas vivas, como os Ex-Governadores da Bahia.

O Supremo tem julgado inconstitucionais as leis que instituíram pensões para Ex-Governadores de diversos estados brasileiros. Ao todo, tramitam no STF 12 ações que visam derrubar pensões concedidas a ex-governadores. Além da Bahia, o Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Piauí, Sergipe e Paraná também instituíram o aludido benefício e, conforme precedentes do Supremo, todos devem ser declarados inconstitucionais.

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter