Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

TRT/BA apoiará MPF em ações de combate à corrupção


O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT/BA) unirá esforços ao Ministério Público Federal no Estado (MPF/BA) em apoio à Campanha “Dez Medidas Contra a Corrupção”, que tem como objetivo o recolhimento de 1,5 milhão de assinaturas para o encaminhamento ao Congresso, via Projeto de Lei de Iniciativa Popular, de dez propostas de mudanças legislativas para aprimorar o combate à corrupção. O apoio do Tribunal à campanha será formalizado na próxima quinta-feira (20), às 12h30, no Fórum do Comércio, em Salvador, mediante divulgação de carta de apoio conjuntamente com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra5), com indicação dos postos de coleta no próprio Tribunal e prédio das Varas do Trabalho.

Os detalhes da campanha foram apresentados ao presidente do TRT/BA, desembargador Valtércio de Oliveira, em reunião nesta segunda-feira (17) com os procuradores da República Melina Montoya Flores e Eduardo Vilas Boas, que integram o Núcleo de Combate à Corrupção do MPF/BA. O encontro contou a participação da desembargadora Margareth Costa, que trouxe a ideia de apoio ao Tribunal, e da vice-presidente da Amatra5, juíza Angélica Ferreira. O Tribunal apoiará divulgando o material da campanha entre seus públicos e montando postos nos fóruns da capital e do interior para o recolhimento de assinaturas e coleta dos formulários.

“Acreditamos que só conseguiremos reprimir a corrupção no Brasil de forma efetiva com alterações na legislação vigente. Por isso, buscamos o apoio de instituições e de órgãos com credibilidade e forte poder de influência junto à sociedade para alcançarmos o mínimo de assinaturas necessárias em apoio ao projeto”, explicou a procuradora Melina Montoya. O desembargador Valtério de Oliveira afirmou que 'combater o círculo vicioso da corrupção é dever de todos, independentemente de nível social e econômico', e expressou seu apoio à causa já assinando o abaixo-assinado, ato seguido pelos demais presentes.

DEZ MEDIDAS - Segundo o MPF, as 'Dez Medidas Contra a Corrupção' agrupam 20 anteprojetos de lei encaminhados ao Congresso Nacional, propondo mudanças legislativas para quebrar o círculo da corrupção no Brasil. Elas pretendem, entre outros resultados, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar a prática do caixa 2 e o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos; e instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.

Para que seja encaminhado ao Congresso Nacional o “Projeto de Lei de Iniciativa Popular”, como ocorreu com a Lei da Ficha Limpa, são necessárias 1,5 milhão de assinaturas, o que corresponde a 1% da população eleitoral nacional, em conformidade com o art. 61 da Constituição Federal. Para serem aceitas, elas precisam ser encaminhadas fisicamente, com o fornecimento dos seguintes dados no formulário: nome completo, nome da mãe, endereço, número do título de eleitor, município onde vota e data de nascimento.

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter