Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Simpósio discute fortalecimento dos consórcios públicos no estado


Os desafios da gestão e o fortalecimento dos Consórcios Públicos no Estado foram discutidos durante o I Simpósio Integra Bahia, nesta quinta-feira (20), no Hotel Sol Bahia, em Salvador. O evento, que se encerra nesta sexta-feira (21), teve como objetivo demonstrar a importância dos consórcios na gestão, tornando-se uma alternativa para melhorar a eficiência na prestação de serviços públicos.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, aproveitou a oportunidade para apresentar o projeto dos Consórcios Públicos de Saúde, que está sendo elaborado desde o início do ano, com o objetivo de preencher a lacuna existente entre a atenção básica e a alta complexidade.

Ele explicou que neste modelo de gestão os custos com os serviços de saúde são "rateados" entre estado e municípios. Com um custo mensal estimado em R$700 mil, os municípios ficarão responsáveis por pagar 60% e o Estado 40%. Este valor é relacionado às policlínicas que serão instaladas nos municípios sede. No entanto, ele acrescentou que a construção das unidades, com valores em torno de R$12 milhões cada, será custeada pelo governo.

Fábio Vilas-Boas reconhece que a iniciativa não vai sanar todos os problemas da saúde pública na Bahia, mas vai abranger a área das especialidades "que hoje é um dos maiores problemas enfrentados pelos municípios". Ele acrescentou ainda que, à medida que os consórcios forem se consolidando, os municípios poderão incluir serviços como laboratórios, Samu, dentre outros.

Já a escolha da cidade sede da policlínica, ficará sob a responsabilidade dos municípios pactuados, sendo que todos terão a mesma autonomia na gestão dos consórcios, embora o financiamento seja proporcional ao número de habitantes.

O vice-governador, João Leão, reforçou que o governador Rui Costa acredita muito nos consórcios seja na área da saúde, de infra estrutura, "pois com certeza eles vão melhorar consideravelmente as áreas a que se destinam", pontuou.

Organizado pela Federação de Consórcios da Bahia (Fecbahia), o evento contou com representantes de 19 territórios de identidade e das secretarias estaduais da Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Reforma Agrária

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter