Relacionar-se com o outro nunca foi tarefa fácil. Diante do trabalho executado e dos conhecimentos adquiridos, discutimos sobre a necessidade natural que temos em nos relacionar com o outro mesmo quando esse relacionamento nos causa prejuízos ou desconforto. Assim como no meio racional, os animais possuem também essa necessidade.
Mutualismo, um ajuda o outro de maneira que ambas as partes se beneficiam. Comensalismo uma forma de aproveitarmos aquilo que não serve para uma das partes sem causar danos. Predatismo, sobrevivência, faz parte da natureza, da necessidade de subsistência da espécie. Parasitismo, para sobreviver é necessário prejudicar o outro, tirar aquilo que é também fundamental a uma das partes... Enfim são várias as relações encontradas na natureza, que através das mesmas podemos metaforizar, as nossas relações cotidianas.
Isso também foi abordado na aula e muito discutido pelos alunos. O que nos torna diferentes dessas espécies, é a nossa maravilhosa capacidade de percebermos, analisarmos, estudarmos, qual a melhor e a pior forma de nos relacionarmos com o outro. Tudo pode ser mutualismo, comensalismo basta compreendermos que dessa grande árvore da vida somos cada um parte do outro. E que não estamos competindo lugar, posição, trabalho, casa, casamento, afeto e admiração e sim unindo forças e conhecimentos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Disse Jesus: Eu sou a videira, meu Pai é o agricultor, vós sois os ramos, permanecei no meu amor!
Tenham todos muita Paz!
Tenham todos muita Paz!
Texto : Professora Cleiwe Assis
.jpg)
.jpg)
.jpg)


Nenhum comentário: