Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Mais de 90% das licitações do Governo são realizadas através de pregão





A Coordenação Central de Licitação da Secretaria da Administração do Estado (CCL/Saeb) acompanhou 5.539 licitações realizadas pelo Governo ao longo de 2014, totalizando um montante superior a R$ 3,6 bilhões em contratação de produtos ou serviços. Mais de 90% destes processos foram realizados através de pregão presencial ou eletrônico, modalidade que possibilita a negociação entre o Estado e os licitantes interessados com vistas à redução dos valores ofertados e consequente economia para os cofres públicos.

Só na Saeb, foram homologadas, de janeiro a dezembro de 2014, 167 pregões eletrônicos que, ao dispensar o deslocamento dos licitantes para participar do processo, permite a ampliação da concorrência, com redução do custo final dos itens licitados. Vale destacar que a sensibilização e a capacitação de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) realizadas pela secretaria com o apoio do Sebrae, a fim de ampliar sua participação nos pregões, também incentivaram a ampliação da concorrência nas licitações.
Do total de contratações feitas pela Saeb por pregão eletrônico, 102 foram estabelecidas no sistema de Registro de Preços (RP) de bens e serviços utilizados pelas unidades da Administração Pública de todo o Estado. Isso significou racionalizar a aquisição de serviços e materiais que têm consumo frequente pela máquina administrativa do Estado, já que o RP garante propostas mais vantajosas, além de eliminar a necessidade de estocagem.
De acordo com o secretário da Administração, Edelvino Góes, “a ampla utilização do pregão eletrônico e do sistema de RP permitiu que as contratações realizadas pela Saeb estivessem consoantes com a política de contenção de gastos adotada pelo Governo desde 2007. O resultado foi uma economia superior a R$ 75 milhões em 2014”, detalhou. “Em 2006, apenas 5% das licitações realizadas pela Saeb utilizavam a modalidade pregão eletrônico. Em 2014, esta porcentagem foi ampliada para quase 100%”, revelou a coordenadora geral de licitações da Secretaria, Maria Eduarda Cunha.

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter