Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Doenças relacionadas ao tabaco causam 6 milhões de mortes


A consultora da Organização Mundial da Saúde, OMS, Stella Bialous, falou à Rádio ONU, de Moscou, onde acontece até sábado a 6ª Sessão da Conferência das Partes para a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Globalização. O tratado foi adotado em 2003 e entrou em vigor em 2005.
"Foi o primeiro tratado das Nações Unidas negociado pela Organização Mundial da Saúde. [A adoção] foi motivada por um aumento muito significativo, muito grande, no número de mortes no mundo por doenças relacionadas ao tabaco. Hoje em dia são 6 milhões de mortes ao ano ao redor do mundo e um aumento muito grande da penetração da indústria do tabaco em países de rendas média e baixa. Então, se chegou à conclusão que com a globalização precisava-se também de uma medida globalizada para combater essa epidemia."
Segundo a especialista, desde sua implementação, há quase dez anos, houve "avanços profundos" na área. Stella Bialous afirmou que esta é "uma Convenção das Nações Unidas com número maior e mais rápido de adesões, com quase 180 países".
"E a gente vê que vários países que implementaram várias das medidas estão começando a observar uma queda da prevalência de fumo, sobretudo, entre as populações mais jovens. A gente pode citar, por exemplo, o próprio Brasil, a Austrália, a Turquia, países que estão fazendo grandes avanços implementando estas medidas, como espaços livres de fumo, como restrição ou proibição de propaganda, e outras medidas a mais."
A consultora da OMS afirmou ainda que o "aumento de impostos e preços é uma das formas mais efetivas para reduzir o consumo". Ela declarou ainda que na conferência, as partes continuam discutindo uma série de outras medidas, entre elas, o apoio a agricultores que "quiserem trocar da fumicultura para outras alternativas sustentáveis."


Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter