Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

MPF implementa projeto pela Educação em Maiquinique/BA


O Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista/BA iniciou o processo de implementação do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) em Maiquinique/BA, localizado a 626km de Salvador. Para estabelecer a execução do projeto, um inquérito civil foi instaurado levando em consideração os baixos índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município durante os anos de 2005 a 2011, além da situação precária das escolas.
A implementação do projeto no município considerou, ainda, a necessidade do acompanhamento da execução das políticas públicas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da destinação dos recursos públicos, além da garantia de uma educação pública de qualidade.
Os procuradores da República responsáveis pelo inquérito, Roberto Vieira e André Viana, reuniram-se com a prefeita de Maiquinique, Maria Aparecida Campos, o secretário de Educação do município, Wesley Cunha, e demais integrantes da Administração Pública local para apresentar o projeto e explicar seus objetivos e funcionamento. A intenção do projeto, nessa fase, é buscar uma parceria com os gestores públicos para o diagnóstico dos problemas e a obtenção de soluções.
A prefeita e o secretário de Educação do município comprometeram-se a apoiar o projeto, disponibilizando terminais de acesso à internet para que escolas, conselhos e gestores respondam aos questionários elaborados, disponíveis no site do MPEduc. A previsão é que essa atividade seja feita no período de 15 a 30 de setembro. A fase seguinte prevê a realização de audiência pública para discutir o resultado consolidado e apresentar soluções para os problemas encontrados.
O MPEduc é um projeto desenvolvido para ser executado em parceria entre o MPF e o Ministério Público dos Estados. Seu principal objetivo é o de estabelecer o direito à educação básica de qualidade para os brasileiros, contando com o envolvimento dos membros do Ministério Público, dos gestores públicos e dos cidadãos. Para isso, são realizadas coletas de informações, audiências públicas, análise de questionários e visitas às instituições com o intuito de obter um diagnóstico das condições das escolas públicas de ensino básico.
Além de Maiquinique, há previsão de implantação do Projeto também em municípios abrangidos pelas Procuradorias de Guanambi e Jequié.

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter