Arrow

VERSÍCULOS BÍBLICOS

LEIA A BÍBLIA!

Vem ai o Novembro Azul no combate ao cancer

Por: Redação Itiruçu Notícias - terça-feira, 29 de outubro de 2019 - 0 Comentários

Campanha Incentiva o diagnóstico precoce do câncer de próstata




Grande parte dos homens já ouviu falar que o diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta muito as chances de cura da doença. Apesar disso, muitos pensam: “comigo não vai acontecer”. Este pensamento “otimista demais” acaba incentivando a não-realização dos exames regulares de rastreamento - PSA e exame de toque. Como o tumor em seu estágio inicial raramente apresenta algum sintoma, se o homem espera sentir alguma dor ou incômodo para procurar um especialista, pode ser tarde. A partir do diagnóstico da doença feito por um urologista, as opções de tratamento são variadas.

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, muitos preferem não conversar sobre o assunto, por medo, preconceito ou desconhecimento. “Contudo, é muito importante que as informações sobre o tumor, sua prevenção e tratamento, sejam amplamente disseminadas na sociedade. E é por isso que nós, urologistas, valorizamos tanto a campanha ‘Novembro Azul’, justamente porque ela cumpre este propósito de conscientizar os homens a respeito da importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde como um todo o ano inteiro e não apenas em um mês específico”, destacou o uro-oncologista, Augusto Modesto.

Diagnóstico - A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que homens a partir de 50 anos procurem anualmente um profissional especializado, para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar o rastreamento aos 45 anos. A doença é confirmada após a biópsia, que só é indicada se houver  alteração significativa no exame de sangue (PSA) e/ou no toque retal.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE