Ameaça velada – Violência sexual contra crianças e adolescentes - Itiruçu Notícias - Vocé conectado com a informação
Arrow
NOTÍCIA EM DESTAQUE

TRE-BA convoca quase 3 milhões de eleitores a partir desta segunda

A Justiça Eleitoral convoca, a partir desta segunda-feira (13/5), eleitores de 281 cidades baianas para realizar o cadastramento biométrico obrigatório. De acordo com cronograma definido pelo TRE da Bahia, a revisão extraordinária deverá ser concluída em todos os municípios participantes antes das Eleições Municipais de 2020. Ao todo, 2,9 milhões de cidadãos serão atingidos por este, que é o último ciclo da biometria no estado. Atualmente, o índice geral de eleitores com identificação biométrica na Bahia é de 73,30%, o que representa mais de sete milhões de cidadãos com as digitais cadastradas.
A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. A abertura do serviço ocorreu no último dia 6 de maio. Apenas no primeiro dia de ativação do serviço, mais de 6 mil horários foram marcados.
Para o atendimento com hora marcada, o eleitor deverá acessar o endereço eletrônico agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar para Central de Atendimento (71) 3373-7223. Para agendar, o interessado deve informar CPF, nome completo e data de nascimento. Entre os dados opcionais estão o número do título de eleitor e nome completo do pai e da mãe....CONTINUE LENDO

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

Desejo de manter foco


Parece que está se tornando cada vez mais difícil nos concentrarmos numa única coisa por muito tempo. A sociedade moderna definitivamente tem nos levado a manter períodos curtos de atenção. Se assistirmos qualquer programa de tevê ou filme, vamos notar como as coisas se movem rapidamente e o ritmo acelerado do enredo. Um comercial típico de tevê muda as imagens a cada poucos segundos, às vezes menos. A lógica é: se não capturarmos a atenção do indivíduo imediatamente. ele vai se voltar para outra coisa.
Com tantas coisas competindo por nossa energia mental, que vão da Internet passando pelas mensagens de texto e e-mails, é de admirar que ainda sejamos capazes de concentrar o foco em alguma coisa.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS



BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

Ameaça velada – Violência sexual contra crianças e adolescentes

Por: Itiruçu Notícias - sábado, 11 de maio de 2019 - 0 Comentários


O dia 18 de maio é dedicado ao combate do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. De acordo com o Ministério da Saúde entre 2011 e 2017 o Brasil teve um aumento de 83% nas notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes. O maior número de casos acontece com crianças entre 1 e 5 anos (51,2%) e com jovens entre 10 e 14 anos (67,8%).

Em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Itabuna, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu no último dia 7, uma palestra sobre “Violência Infanto-juvenil”, durante o Encontro de Famílias em seu Centro Comunitário de Assistência Social.

POR QUE FALAR SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES?

O abuso sexual é caracterizado como qualquer ato praticado contra crianças e adolescentes que vise a satisfação sexual, e a exploração sexual, quando a vítima é utilizada como moeda de troca envolvendo dinheiro, objetos de valor ou até mesmo benefícios pessoais. Ambos deixam marcas físicas e psicológicas profundas e muitas vezes irreversíveis na maioria das vítimas.

CONSEQUÊNCIAS

Ao ser questionada sobre as consequências que podem ser geradas, Geciana Lisboa, assistente social do CREAS, explica que “como não existe algo pré-definido, é importante analisar o comportamento, muitas vezes eles se isolam dentro do quarto, tem queda no rendimento escolar, algumas ficam violentas, outras acabam reproduzindo o que houve em outras crianças”.

PREVENÇÃO

Uma das formas de prevenção é o diálogo. Desde sempre é necessário manter um vínculo de confiança com a criança, ensinando sobre os limites do corpo para que ela não permita que ninguém toque em suas partes intimas exceto os pais na hora do banho, a não manter segredos e que pode confiar nos pais para contar qualquer coisa.

“Muitas vezes a criança precisa de atenção e nós, pais, acabamos por não dar essa atenção necessária, ainda mais quando elas falam algo, né? Na maioria das vezes achamos que não é importante, mas hoje eu aprendi que sempre temos que prestar atenção e desenvolver esse diálogo com os nossos filhos”, destacou Adenilson Batista, pai de Davi Santos, atendido pela instituição.

DENÚNCIA

Geciana Lisboa, conta que neste mês de maio está acontecendo uma mobilização em várias instituições com o objetivo de informar e explicar a sobre o tema, motivando as denúncias de violência e abuso.

Quanto mais pessoas souberem sobre esse assunto, mais chances os órgãos responsáveis pela segurança das crianças terão a chance de combater esse mal que acomete na sociedade. Muitas vezes a vítima pode não contar para os responsáveis, mas conta para um professor ou um vizinho.

Para denunciar qualquer tipo de violência basta ligar no disque 100. A denúncia é feita de maneira anônima e sigilosa.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS