Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Delegação baiana embarca para Jogos Escolares

Com 168 integrantes, a delegação baiana começa a embarcar na madrugada desta terça-feira (20) para João Pessoa (PB), onde os alunos/atletas vão disputar os Jogos Escolares da Juventude – etapa 12 a 14 anos – evento que acontece de 20 a 29 de setembro. O grupo conta com 139 estudantes de escolas das redes pública e particular da capital e do interior, 18 técnicos, e 11 dirigentes da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Na primeira fase, das modalidades individuais e em dupla, viajam 83 pessoas. Um dia após a cerimônia de abertura – que será às 18h da terça, na Cidade Universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – começarão as disputas de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. O restante embarca no dia 24, para a disputa das modalidades coletivas (vôlei, basquete, futsal e handebol), cujo início está marcado para o dia 25.
A Bahia segue com a missão de superar o número de medalhas do último ano na etapa 12 a 14 anos. Foram 14 conquistas: um ouro, nove pratas e quatro bronzes. Além de representantes de Salvador, o estado levará também alunos/atletas de Juazeiro, Jaguarari, Itamotinga, Vitória da Conquista, Curaçá e Camaçari. Antes de ir para o nacional, todos eles passaram por seletivas, promovidas pela Sudesb, que também é responsável por fornecer o fardamento e as passagens aéreas para a Paraíba.

Projetos de esporte e lazer – entre os integrantes da delegação baiana, quatro meninos são alunos oriundos de dois projetos de esporte e lazer que recebem o apoio financeiro e a supervisão da Sudesb. Esses projetos são responsáveis por ministrar aulas gratuitas de esporte e lazer para a população que vive em áreas de vulnerabilidade social e estão em consonância com as políticas do programa Pacto pela Vida, uma ação que tem por escopo fundamental a promoção da paz social. Do Projeto Social Yamashita, promovido pela Associação de Judô Yamashita, irão três alunos/atletas. Classificado para competir pelo judô, Acácio Bitencourt pratica a modalidade há quatro anos. No ano passado, ele foi o melhor atleta da categoria sub 13 e esse ano ocupa o segundo lugar na categoria sub 15 no ranking da Federação Baiana de Judô. Pela luta olímpica, seguem os alunos Alexandre Luan e Leon Malafaia, ambos também atletas de judô e que estão no projeto há três anos.
Já do Projeto Iniciação Olímpica – Tênis de Mesa, coordenado pela Federação Baiana de Tênis de Mesa (FBTM), irá o jovem Kauan Monteiro, um dos ícones da Associação Camaçariense de Tênis de Mesa (ACTM) e do esporte no município de Camaçari. Em sua segunda participação nos Jogos Escolares, o garoto tem evoluído ao longo dos meses e já é considerado um atleta de alto rendimento. Ele começou a participar do projeto no Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária (onde estuda) em fevereiro deste ano e foi o destaque do polo.
“Kauan conquistou títulos importantes ao longo dos últimos 12 meses como o bronze no Campeonato Brasileiro de 2015, na categoria seleção infantil. Ele é o atual líder do ranking estadual na categoria infantil, terceiro nacional em seleções e conquistou o bronze do Rating A (principal categoria da competição) na última etapa do baiano, um resultado espetacular, já que com apenas 13 anos, ele disputa com os melhores atletas do estado”, explicou o presidente da FBTM, Paulo Carneiro.
Sobre os Jogos Escolares – o maior evento esportivo estudantil do Brasil terá a disputa de 13 modalidades e contará com a participação de estudantes de 25 estados, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã. Uma delegação da Argentina também disputará os Jogos com uma equipe de atletismo composta por 12 atletas. Mais de 5.300 pessoas estarão envolvidas no evento, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, voluntários e organizadores. Anualmente, os Jogos contemplam mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil.
Ascom Sudesb



Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter