Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Bahia amplia rede de estações meteorológicas



A Bahia atinge o número de 178 estações meteorológicas implantadas no estado, das 213 unidades previstas para serem instaladas até o final do mês de setembro. A implantação desta rede de monitoramento visa obter dados pluviométricos, hidrológicos, agrometeorológicos, agronômicos, umidade e temperatura do solo, geotécnicos, entre outras informações.

Os dados são destinados a orientar os pequenos, médios e agricultores familiares da região semiárida na tomada de decisões com relação ao desenvolvimento das etapas da atividade agrícola, compreendida desde a preparação do solo para a semeadura, até a colheita, o armazenamento e o transporte de produtos. Essa ação é resultado da parceria firmada entre Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) e governo federal, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A parceria entre Seagri e Cemaden, que vem se desenvolvendo desde o ano passado, vai continuar. Neste sentido, um acordo de cooperação técnica foi assinado entre as duas entidades e publicado no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 26. “Esse trabalho fornecerá uma ferramenta fundamental para o planejamento agrícola do Estado, aumentando a estimativa de produção e evitando as perdas por adversidades climáticas”, ressalta o secretário da Agricultura, Paulo Câmera. Os dados coletados nesses equipamentos serão enviados ao Cemaden, destinados ao monitoramento e alerta de risco de colapso de safras para agricultura familiar do semiárido.

A implantação de estações meteorológicas no Estado é resultado do trabalho conjunto entre Governo do Estado, por meio da Seagri, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Casa Civil, e governo federal, por meio dos ministérios de Agricultura//Instituto Nacional de Meteorologia (Mapa/Inmet), e de Ciência, Tecnologia e Inovação/Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (MCTI/Cemaden).
Segundo Blog EDSantos  Itiruçu foi contemplado com o modelo PCDAgros, e a unidade foi instalada nesta quinta feira (17) na região  da Várzea, zona rural do municipio.   Também foram contemplados os municípios de  Jaguaquara, Lajedo do Tabocal, Lafaiete Coutinho e Maracás.
 Informações via Seagri

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter