Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista TV NED

🔴 NED TV - ÚLTIMO VÍDEO
Você está em:
, Unlabelled

1º recurso analisado envolvendo aplicação da Ficha Limpa em 2012




Na análise do primeiro recurso no TSE envolvendo a aplicação da Lei da Ficha Limpa em 2012, a corte eleitoral entendeu que não basta a rejeição das contas, é preciso haver dolo, ou seja, intenção de prejudicar a administração pública.

A decisão foi tomada por unanimidade na análise de recurso apresentado pelo candidato a vereador em Foz do Iguaçu (PR) Valdir de Souza (PMDB), que teve as contas do ano de 2002 rejeitadas, referente ao período no qual presidiu o Conselho Municipal de Esportes do mesmo município em que concorre.
A Lei da Ficha Limpa (lei 135/2010) estabelece que é inelegível quem tiver as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas "por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa".
No recurso, o candidato a vereador argumentou que as contas foram rejeitadas em razão da emissão de empenhos em valores superiores às dotações orçamentárias e que o ato não representava ato doloso de improbidade.
O relator do caso, ministro Arnaldo Versiani, aceitou o argumento e foi seguido pelos demais ministros. Para ele, não há elementos que permitam concluir se houve intenção por parte do candidato em prejudicar a administração.
“Se dúvida há, no caso, em relação à conduta do candidato, sobretudo quando a decisão do Tribunal de Contas não menciona a existência de dolo ou de culpa, merece prevalecer o direito à elegibilidade”, afirmou o ministro Versiani.
O magistrado afirmou ainda que a rejeição de contas tem gerado grande quantidade de recurso nos Tribunais Regionais Eleitorais e que a conduta de cada político ou servidor que teve conta rejeitada será analisada caso a caso.
G1

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

Campanha Educativa

🚨 Denuncie a Violência Contra a Mulher

Violência contra a mulher é crime. Não se cale. Sua denúncia pode salvar uma vida.

📞 Ligue 180

Central de Atendimento à Mulher – atendimento gratuito e sigiloso, 24 horas por dia.

✋ Respeito, proteção e justiça para todas as mulheres.


CAMPANHA:Itiruçu Notícias, Ned web Rádio e NEDtv

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios