Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Música "Tá na hora do Jair já ir embora" lidera as mais tocadas no Spotify

A composição, crítica a Bolsonaro, disparou da 40ª para a 1ª posição nacional, reproduzida mais de 1,4 milhão de vezes, ao longo deste domingo (30).

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição para presidente do Brasil contra Jair Bolsonaro (PL) levou a música Tá na hora do Jair já ir embora ao primeiro lugar da parada diária de músicas mais tocadas do Spotify no Brasil. 

Na manhã desta segunda-feira (31), o hit gravado por Juliano Maderada e Tiago Doidão disparou da 40ª para a 1ª posição nacional, após ser reproduzida mais de 1,4 milhão de vezes. A faixa também chegou ao primeiro lugar do chamado ranking viral mundial da plataforma no Brasil. 

A composição já fazia grande sucesso no dia da votação, quando foi 65ª mais tocada do mundo.
Lançada em 18 de setembro, a música teve um rápido e crescimento nas principais plataformas de streaming neste segundo turno. 

Essa é a primeira vez que uma música composta como peça de campanha eleitoral lidera a maior plataforma de música no Brasil. Na mesma playlist, a segunda posição também foi ocupada por outra canção política, Lula Lá no Funk (O Pai Tá On), de autoria do DJ Fábio ACM. Engajamento político Outro sucesso de Juliano Maderada, Tô Com Saudade do Tempo de Lula também viralizou neste final de semana e estava como a 9ª faixa mais tocada no ranking até a tarde de hoje. 

O ex-professor de matemática, criado em Iguaí (BA), de 48 anos, mudou o formato dos jingles políticos neste ano, como mostrou uma reportagem do portal g1. Com ritmos dançantes típicos do Nordeste e letras provocativas, Juliano Maderada inovou nas composições e fez suas obras tomarem redes sociais como o TikTok e serem executadas nos “paredões”, as caixas de som montadas em carros ou caminhões para festas de rua. 

Um precursor importante foi o jingle genérico O homem disparou, de César Araújo. Uma pisadinha que se tornou fenômeno em algumas eleições municipais de 2020. Foi assim que Juliano “pegou o espírito” e começou uma produção em série de jingles que, hoje, chegam sem esforço aos comícios. 
 
A trajetória nas músicas políticas começou bem antes, em 2011, quando fez a música “Volta meu guerreiro” para Lula. O clipe teve mais de 7 mil visualizações no Youtube em um dia. Já na época, Juliano, que é formado em Agronomia, havia largado a profissão de professor de matemática para se dedicar à carreira musical com a banda Maderada, cujo repertório era baseado no arrocha, ritmo criado na Bahia. 

A trajetória, porém, foi alterada pela pandemia de covid-19, e a posterior recuperação dos direitos políticos de Lula. À reportagem do g1, ele compartilhou que, sem o trabalho com shows, teve a ideia de compor músicas e postar vídeos de apoio ao agora presidente eleito. “Já que funcionou, eu resolvi fazer outra criticando o Bolsonaro. Deu mais certo ainda”, comemorou. 

Com a proximidade da eleição, a música “Tá na hora do Jair já ir embora” foi crescendo cada vez mais e Juliano conseguiu convencer o vocalista da Madeirada, Tiago Doidão, a gravá-la. 
 
Foco em eleger Lula Juliano comenta que após algumas tentativas de contato com a equipe do PT, conseguiu se aproximar de Lula depois de uma conversa com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). 
“Ele me passou para o (fotógrafo) Ricardo Stuckert, que é muito sensível a essas questões”. “Ele me ligou duas vezes e, na terceira, já me botou para falar com o Lula. Fiquei muito emocionado”. No primeiro encontro, em Salvador, Juliano relatou que “Lula passou um tempão com a gente. Ele atrasou o encontro com Daniela (Mercury) e falou: ‘Vou ficar aqui mais um pouquinho com os meninos”, descreveu. 
 
O canal de Juliano no YouTube tem hoje 253 mil inscritos e mais de 42 milhões de visualizações. Apenas o hit “Tá na hora do Jair já ir embora” já ultrapassou os 2,2 milhões de views.
 
No perfil do músico também estão disponíveis outras canções sobre as eleições como “Agora Eu Quero É Lula Lá” e “O Povo Pede Lula”. Apesar do sucesso e de algum retorno financeiro, Juliano destacou ao g1 que o verdadeiro foco era “eleger Lula”. “Eu nunca pensei em fazer sucesso artístico ou financeiro, não estou preocupado se vou sair famoso depois disso”.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter