Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Itiruçu: Projeto "Sopa Solidária" distribui 600 litros de sopa

Projeto "Sopa Solidária" desenvolvido em Itiruçu vem chamando atenção pelo empenho de um grupo solidário,  demonstrando que para praticar ações que contribui com a sociedade  não há  necessidade de envolvimento de  qualquer tipo de tendência que envolve política partidária, religioso,  crença, idade, ou qualquer outro seguimento  de classe tendenciosa, depende apenas do envolvimento da sociedade para um bem comum.
O Itiruçu Notícias com exclusividade em contato com a voluntária  Silvana Teixeira uma das  propulsora da Sopa Solidária , falou sobre o projeto.

“No ano de 2019 minha mãe (Vandir) e  dona Marlene se uniram fazer uma sopa para doar.   elas pensaram de onde vamos fazer?  Dona Marlene falou na igreja tem um espaço.  O Grupo dos jovem já fazia isso, mas não deu certo não sei o porquê, mas dá para a gente fazer. Aí chamaram  outras colegas na mesma faixa etária. Sem nada de vinculo  de religião, já que minha mãe tem a religião dela, dona Marlene tem outra. Ai chamaram outras colegas para poder ocupar o tempo delas e fazer uma coisa que gostavam. Começaram fazer simples.  Quando elas estavam fazendo aí veio a pandemia, aí parou porque teve as restrições e tudo mais.

Quando voltei para Itiruçu,  depois de passar uma época lá em Salvador,  vendo a necessidade  e  muitas pessoas pedindo, Como na igreja não podia fazer mais por que teve algumas restrições na instituição e não podia ser aberta.  Ai falei vamos ver se a gente procura um lugar neutro?  Como  agente tem uma garagem lá do lado da casa de minha mãe, reformamos dentro das nossas possibilidades., sendo tudo doado, e começamos fazer a sopa  novamente’. Relatou Silvana.

O grupo ainda precisa de doações e de voluntários como explicou Silvana Teixeira: “Nós estamos procurando pessoas que tiver boa vontade disponibilidade, todo mundo que queira a gente vai colocar”.
Por ser uma ação voluntária tem alguns desafios, já que tudo é feitos através de doações. Segundo relatos da voluntária a ação iniciou com 6 Kg de macarrão,  e hoje já estar com 25 kg e ainda tem alguns lugares que não foram contemplado.

“Para angariar mais macarrão, verduras, carne  e os demais para poder confeccionarmos nós pedimos.  É assim, por incrível que pareça,  aparece quando nós estamos lá. As verduras os feirantes nos ajudam nos dão todas as verduras,  eles tem, a maior boa vontade.  O que nós pensamos!  Vamos tentar ajudar um pouco eles também na sexta-feira, eles estão lá,  chegam cedo, às vezes não se alimentando direito,  aí na sexta-feira quando nós terminamos de fazer a sopa antes de ir para as ruas a gente, leva um caldeirão de sopa para feira para o ser  distribuído a todos os feirantes" contou ela.

Além dos feirantes. os açougueiros e supermercados também contribui para a sopa solidária, que  além de ingrediente que faz um caldo forte em nutrientes os voluntários tem   os cuidados necessários evitando gorduras, podendo qualquer pessoas tomar a sopa,  “basta querer”  confirmou a voluntária Silvana.

O programa Sopa Solidária vem crescendo e contribuindo com o município, no inicio era apenas um fogão, agora já são dois fogões industriais, através de doações. O grupo de voluntários que usava redes sociais, devido  problemas que tentaram  vincular ação solidária com política e com políticos,  aí  foi suspensa as atividades de divulgação, agora o trabalhos de pedido de contribuição vem sendo feito de boca a boca.  

"Quem quiser dar alguma coisa a gente aceita. Como já aceitamos, porém nós não pedimos, para não ter aquele compromisso ( referindo ao envolvimento político), porque quem vai para lá ajudar é uma pessoa disponível e está disponibilizando o tempo dele. Não temos vínculos políticos nem com religioso. Não tem nada é tudo disponibilidade, quem quer nós estamos lá, venha mesmo nós ficamos alegres quando aparece mais uma pessoa, mas um voluntário para nos ajudar”. completou

O projeto Sopa Solidária também se estende a outras ações. "O espaço da gente já está se tornando bem pequeno porque quando nós chegamos nas localidades a muita necessidade. Estamos precisamos de mais, estamos precisando de pessoas voluntárias.  A gente vai pedindo doações de feira,  de móveis,  pede tudo, a gente pede tudo, o pessoal quiser dar recebemos. Estamos precisando de tudo entendeu estamos sempre pedindo, pedindo, e também agradecendo". confessou.

"Graças a Deus neste período todo, nunca ficamos sem o material nunca, nunca, nunca,  sabemos que Deus está sempre conosco nos auxiliando e toca no coração das pessoas quando falta alguma coisa" reconheceu Silvana.

Então as pessoa que querem  colaborar, ser voluntários, para ajudar e que estão disponível é só procura o grupo da "Sopa Solidária".  As ações voluntárias  são realizadas na  quinta-feira com a preparação dos alimentos  e na sexta -feira o cozimento e distribuição da sopa   e no sábado a sede, do "Sopa Solidária"  fica aberta  das  12hs até 13hs30min .

A medidas de prevenção contra o coronavírus  também é observadas  pelos voluntários  com o uso  de luvas, com máscara, com touca e quando estão nas atividades em grupo  mantém a distancia,.   Tendo todas as precauções necessária para a preparação de 600 litros de sopa todas as  semana para serem distribuídas  na cidade de Itiruçu e zona rural. 

Veja o cronograma de pontos de entrega:
Bairro Real;
Loteamento Residencial D”Milano;
Loteamento Residencial Nova Itália  ;
Pé da Jaca ;
Graciliano Fraga;
Buraco ;
Bairro Roberto Di Gregório (agarradinho);
Rua do Café;
Distrito de Upabuçu;
Vila Geraldo Cerqueira.

Quem desejar contribuir pode fazer o depósito por meio do *PIX: 66525012520 (CPF)* que é de Silvana Santos Teixeira.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter