Nossas redes sociais

some text  some text  some text  some text  some text  some text  some text 

"Viver como se cada instante fosse um milagre"
Arrow

Ouça Web Rádio Itirussu no seu celular ou tablet

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Dispersão de algumas variantes do Covid com reinfecção

Por: Redação Itiruçu Notícias - segunda-feira, 7 de junho de 2021 - 0 Comentários

Um estudo realizado pela Fiocruz Pernambuco associou a rápida dispersão de algumas variantes do Covid a relatos de reinfecção. Os pesquisadores buscaram verificar quais seriam os reais mecanismos por trás das reinfecções.  A hipótese inicial era que as novas variantes se ligavam às células do hospedeiro humano.
 
Porém, segundo o coordenador do estudo e pesquisador da Fiocruz Pernambuco, Roberto Lins, os anticorpos gerados na primeira onda da pandemia não conseguiram neutralizar eficientemente as variantes de preocupação monitoradas. “O que a gente verificou é que de fato esses anticorpos não eram capazes de se ligar às variantes de preocupação, como o caso de P.1, predominante atualmente no País”, disse.

Ainda não há um consenso sobre a duração e a eficácia dos anticorpos produzidos pelo organismo contra o vírus. Mas as novas mutações, na realidade, proporcionaram ao vírus a capacidade de escapar da resposta imune do organismo.

Outro estudo conduzido pela Fiocruz mostrou, ainda, que a segunda infecção por Covid-19 pode provocar sintomas mais fortes do que a primeira. Essas reinfecções podem ser ainda mais comuns em pessoas com mais de 65 anos, conforme apontou estudo do Instituto Statens Serum, da Dinamarca.
 
Segundo o consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Julival Ribeiro, uma preocupação mundial é que essas variantes possam escapar ao efeito da vacina. “A vacina, apesar de responder a essas variantes, têm sua efetividade diminuída e a grande preocupação do mundo é que com tantas variantes surgindo possa ocorrer um aumento, e que elas sejam resistentes a essas vacinas, tornando necessário que a gente tenha que fazer nova vacina”, afirmou.

De acordo com a Fiocruz, a Fundação está coordenando ou participando, atualmente, de três ensaios clínicos no Brasil para vacinas contra a Covid-19. Os ensaios clínicos em andamento se encontram todos em fase 3, ou seja, já são estudos multicêntricos que acompanham milhares de pacientes, a fim de verificar a segurança e eficácia dos diferentes possíveis imunizantes.


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Web Rádio do Blog Itiruçu Notícias com transmissão utilizando a tecnologia streaming. Web Rádio Itirussu, conectada com você!
   
Baixe aqui app Web Rádio Itirussu


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS


PUBLICIDADE