Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Cidade de Brejões, celebra o primeiro centenário da sua paróquia

Cidade de Brejões, celebra o primeiro centenário  da sua  paróquia
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição no Município de Brejões, celebra com alegria e júbilo o primeiro centenário de sua ereção canônica. Criada em 12 de abril de 1921, por Dom Jerônimo Thomé da Silva, arcebispo primaz do Brasil, tendo como primeiro pároco, o Pe. Edmundo Carneiro de Araújo.

Dom Jerônimo Thomé, era natural de Sobral no Ceará, foi ordenado sacerdote em 1872, eleito Bispo em 1890, exercendo seu episcopado no Pará, Rio de Janeiro e na Arquidiocese Primaz do Brasil. Durante um vasto período de pastoreio na mais antiga sede Episcopal do Brasil, por sua iniciativa foram desmembradas do território Arquidiocesano, e criadas as dioceses de Ilhéus, Caetité, Barra e Aracaju. A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, foi a última erigida durante o episcopado de D. Jerônimo Thomé, à frente da Arquidiocese Primaz do Brasil, em 12 de abril de 1921. Faleceu em Salvador no dia 19 de fevereiro de 1924.

Primeiro pároco de Brejões

O Conego Edmundo Carneiro de Araújo nasceu em Feira de Santana, no dia 15 de agosto de 1896. Foi batizado em 7 de fevereiro de 1897, e ordenado sacerdote pela imposição das mãos do Exmo.D. Jerônimo Tomé da Silva em 11 de julho de 1920. O reverendo sacerdote exerceu seu ministério pautado na santidade e zelo pela Igreja Católica da Bahia e ao povo baiano. Em 7 de fevereiro de 1921, o Pe. Edmundo chega a Vila de Brejões, para juntamente com o povo promover meios para a criação da Paróquia. A ele se deve a primeira reforma da Matriz, na qual ouve a construção da sacristia e o melhoramento da capela Mor. Criada a Freguesia, tomou posse como vigário, em 3 de julho de 1921. Em 16 de novembro de 1943, vai para a morada eterna, prestar contas de seu profícuo, abençoado e ininterrupto semear.

Neste segunda -feira (12), ás 18:30, acontecerá a missa em ação de graças pelo 100 anos da paróquia, transmissão ao vivo pelo canal da Paróquia no Youtube.

Reportagem Jair Medrado

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter