Arrow

Ouça Web Rádio Itirussu no seu celular ou tablet

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Cidade de Brejões, celebra o primeiro centenário da sua paróquia

Por: Redação Itiruçu Notícias - domingo, 11 de abril de 2021 - 0 Comentários

Cidade de Brejões, celebra o primeiro centenário  da sua  paróquia
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição no Município de Brejões, celebra com alegria e júbilo o primeiro centenário de sua ereção canônica. Criada em 12 de abril de 1921, por Dom Jerônimo Thomé da Silva, arcebispo primaz do Brasil, tendo como primeiro pároco, o Pe. Edmundo Carneiro de Araújo.

Dom Jerônimo Thomé, era natural de Sobral no Ceará, foi ordenado sacerdote em 1872, eleito Bispo em 1890, exercendo seu episcopado no Pará, Rio de Janeiro e na Arquidiocese Primaz do Brasil. Durante um vasto período de pastoreio na mais antiga sede Episcopal do Brasil, por sua iniciativa foram desmembradas do território Arquidiocesano, e criadas as dioceses de Ilhéus, Caetité, Barra e Aracaju. A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, foi a última erigida durante o episcopado de D. Jerônimo Thomé, à frente da Arquidiocese Primaz do Brasil, em 12 de abril de 1921. Faleceu em Salvador no dia 19 de fevereiro de 1924.

Primeiro pároco de Brejões

O Conego Edmundo Carneiro de Araújo nasceu em Feira de Santana, no dia 15 de agosto de 1896. Foi batizado em 7 de fevereiro de 1897, e ordenado sacerdote pela imposição das mãos do Exmo.D. Jerônimo Tomé da Silva em 11 de julho de 1920. O reverendo sacerdote exerceu seu ministério pautado na santidade e zelo pela Igreja Católica da Bahia e ao povo baiano. Em 7 de fevereiro de 1921, o Pe. Edmundo chega a Vila de Brejões, para juntamente com o povo promover meios para a criação da Paróquia. A ele se deve a primeira reforma da Matriz, na qual ouve a construção da sacristia e o melhoramento da capela Mor. Criada a Freguesia, tomou posse como vigário, em 3 de julho de 1921. Em 16 de novembro de 1943, vai para a morada eterna, prestar contas de seu profícuo, abençoado e ininterrupto semear.

Neste segunda -feira (12), ás 18:30, acontecerá a missa em ação de graças pelo 100 anos da paróquia, transmissão ao vivo pelo canal da Paróquia no Youtube.

Reportagem Jair Medrado


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Web Rádio do Blog Itiruçu Notícias com transmissão utilizando a tecnologia streaming. Web Rádio Itirussu, conectada com você!
   
Baixe aqui app Web Rádio Itirussu


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS


PUBLICIDADE