Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Bola de fogo no céu: meteoro assusta moradores da Bahia

Bola de fogo no céu: meteoro assusta moradores da Bahia
Um meteoro explosivo foi visto nos céus da Bahia na noite de ontem (26), por volta das 21h30. Moradores de cidades como Ipirá, Itaberaba e Ituberá, no baixo sul do estado, se surpreenderam com o clarão, estrondo e tremores causados pela entrada do objeto em nossa atmosfera. Relatos de um clarão no céu, seguido do que parecia ser uma representação de "uma bola de fogo", anunciavam a queda do meteoro entre o mar de Pratigi e Morro de São Paulo. "O tremor foi intenso, as janelas de casa trepidaram mesmo. Cheguei a pensar que um botijão de gás tinha estourado", relatou um morador de Ituberá.

"Um brilho verde e largo, tão forte que clareou boa parte de onde eu estava olhando no céu. Como se ele tivesse se expandido, ampliado sua luz, e sumisse. Quando ele riscou o céu, veio soltando pequenos pedaços luminosos em sua trajetória. Pedaços que brilhavam um pouco menos e de cores mais amareladas do que o resto da cor verde que o rastro maior e o flash ou explosão final deixou", contou o internauta

Duas câmeras de monitoramento do Clima ao Vivo registraram imagens da queda do bólido, nome dado a meteoros que explodem muito brilhantes. A partir da análise dos vídeos, a Bramon (Brazilian Meteor Observation Network) estima que o bólido teve uma trajetória de leste para oeste, surgindo às 21h29, aproximadamente 52 km acima do município de Taperoá e descendo até cerca de 10 km de altitude, sobre o município de Burietá, ambos na Bahia. A Tilt, o presidente da APA (Associação Paraibana de Astronomia) e diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, esclareceu que o meteoro veio de leste para oeste, mas em uma trajetória bastante inclinada em ... "Não sabemos se ele chegou a atingir o solo ou se foi completamente consumido pela passagem atmosférica. Mas, pelas imagens, imaginamos que provavelmente alguns fragmentos, não muito grandes, chegaram ao solo. A probabilidade de que causem algum dano é muito pequena".

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter