Arrow

Ouça nossa rádio aqui
Siga-nos some text some text some text some text some text some text Nosso Canal no You Tube

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads
some text some text some text


Bola de fogo no céu: meteoro assusta moradores da Bahia

Por: Redação Itiruçu Notícias - terça-feira, 27 de outubro de 2020 - 0 Comentários

Bola de fogo no céu: meteoro assusta moradores da Bahia
Um meteoro explosivo foi visto nos céus da Bahia na noite de ontem (26), por volta das 21h30. Moradores de cidades como Ipirá, Itaberaba e Ituberá, no baixo sul do estado, se surpreenderam com o clarão, estrondo e tremores causados pela entrada do objeto em nossa atmosfera. Relatos de um clarão no céu, seguido do que parecia ser uma representação de "uma bola de fogo", anunciavam a queda do meteoro entre o mar de Pratigi e Morro de São Paulo. "O tremor foi intenso, as janelas de casa trepidaram mesmo. Cheguei a pensar que um botijão de gás tinha estourado", relatou um morador de Ituberá.

"Um brilho verde e largo, tão forte que clareou boa parte de onde eu estava olhando no céu. Como se ele tivesse se expandido, ampliado sua luz, e sumisse. Quando ele riscou o céu, veio soltando pequenos pedaços luminosos em sua trajetória. Pedaços que brilhavam um pouco menos e de cores mais amareladas do que o resto da cor verde que o rastro maior e o flash ou explosão final deixou", contou o internauta

Duas câmeras de monitoramento do Clima ao Vivo registraram imagens da queda do bólido, nome dado a meteoros que explodem muito brilhantes. A partir da análise dos vídeos, a Bramon (Brazilian Meteor Observation Network) estima que o bólido teve uma trajetória de leste para oeste, surgindo às 21h29, aproximadamente 52 km acima do município de Taperoá e descendo até cerca de 10 km de altitude, sobre o município de Burietá, ambos na Bahia. A Tilt, o presidente da APA (Associação Paraibana de Astronomia) e diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, esclareceu que o meteoro veio de leste para oeste, mas em uma trajetória bastante inclinada em ... "Não sabemos se ele chegou a atingir o solo ou se foi completamente consumido pela passagem atmosférica. Mas, pelas imagens, imaginamos que provavelmente alguns fragmentos, não muito grandes, chegaram ao solo. A probabilidade de que causem algum dano é muito pequena".


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Web Rádio do Blog Itiruçu Notícias com transmissão utilizando a tecnologia streaming. Web Rádio Itirussu, conectada com você!
   
Baixe aqui app Web Rádio Itirussu


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS


PUBLICIDADE