Nossas redes sociais

some text  some text  some text  some text  some text  some text  some text 

"Viver como se cada instante fosse um milagre"
Arrow

Ouça Web Rádio Itirussu no seu celular ou tablet

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Salvador terá teleatendimento e rastreamento Casos de Covid-19

Por: Redação Itiruçu Notícias - quarta-feira, 17 de junho de 2020 - 0 Comentários

A fim de reduzir o fluxo de pessoas nas unidades básicas de saúde, a Prefeitura de Salvador lançou nesta quarta-feira (17) um projeto de teleatendimento. É o "Salvador Protege", que visa reorganizar o setor da Atenção Primária, especialmente neste período da pandemia do novo coronavírus.

Ao site Bahia Notícias o prefeito explicou que "Vai permitir atendimentos às famílias sem que elas precisem estar na unidade de saúde. (...) Vamos chegar à distância, adequados a essa grande realidade do mundo", disse o prefeito ACM Neto (DEM) durante a coletiva de imprensa de lançamento do projeto.

Ele explica ainda que as bases do programa são: proteger e cuidar das pessoas e famílias impactadas pela pandemia; rastrear os contactantes; acompanhar a evolução do paciente diagnosticado com a doença; acolher a população e suas necessidades de atenção médica; e proteger e apoiar os trabalhadores da saúde durante a pandemia.

Quanto ao rastreamento, o democrata ressaltou que o projeto traz uma novidade. "Desde o começo, a gente vem fazendo o rastreamento dos casos a partir da Vigilância Sanitária. Agora, vamos envolver as unidades básicas de saúde nesse trabalho de tentar construir o caminho do coronavírus a partir de alguém que confirmou positivo", explicou Neto.

O procedimento será feito da seguinte forma: a pessoa com diagnóstico positivo vai informar a equipe de saúde, por telefone, os nomes e telefones das demais pessoas com quem teve contato até dois dias antes do surgimento do primeiro sintoma e os profissionais de saúde vão verificar a situação de cada um. Com isso, se alguma das pessoas contactadas também apresentar sintomas, ela entra no "protocolo de atenção" que o paciente original já está. Assim, a prefeitura visa garantir o bloqueio da transmissão, dando mais eficácia às medidas de isolamento.

Ainda segundo site todos os pacientes com sintomas suspeitos da Covid-19, mas sem complicações, serão acolhidos e avaliados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's). "Todas terão uma área protegida e isolada especificamente para atender o paciente portador de sintoma do coronavírus pra não misturar com outros", ressaltou o prefeito.

Se a avaliação identificar que a pessoa não tem sinais graves, será recomendado o isolamento domiciliar, com monitoramento do caso, via telemedicina, a cada 48 horas. Passado o prazo de contaminação, de 14 dias, o paciente receberá "alta". Mas, se ao longo desse processo, a equipe identificar complicações, o Samu 192 será acionado para avaliação imediata e encaminhamento para unidade de emergência.


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Web Rádio do Blog Itiruçu Notícias com transmissão utilizando a tecnologia streaming. Web Rádio Itirussu, conectada com você!
   
Baixe aqui app Web Rádio Itirussu


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS


PUBLICIDADE