Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Atenção: Verifique se uma notícia é falsa antes de compartilhar

As fake news têm o objetivo de manipular a opinião pública



Cuidado com as informações que são compartilhada pela internet em especial nesta época de eleições.   Você abre sua rede social seja por celular ou computador, notebook ou tablet  e recebe uma notícia encaminhada  por um amigo ou parente que, por sua vez, essa repassando alguma coisa que lhe deixa completamente em duvidas  suas convicções ou a completa  ou então causa revolta ou lhe chocou.Cuidado  coisas este tipo dr informações pois tem boa chance de ser fake news, notícia falsa.

A disseminação de notícias falsas ten como  objetivo de manipular a opinião pública. Tenha certeza de que é uma informação verdadeira antes de compartilhá-la.
 Dá um pouco de trabalho checar se a notícia recebida é verdadeira ou falsa, mas vale a pena fazer, melhor que sair compartilhando noticias falsas.
como identificar notícias falsas e, abaixo, algumas respostas sobre esse fenômeno.
Quando receber uma notícia, tome algumas precauções e reflita:

A notícia está pedindo para você acreditar nela ou, por outro lado, ela está mostrando por que acreditar? Quando a notícia é verdadeira, é mais provável que ela cite fontes, dê links ou cite documentos oficiais e seja transparente quanto a seu processo de apuração.
Leia a notícia inteira, não apenas o título; averigue a fonte e desconfie se for corrente de WhatsApp ou de outra rede
  1. Quem foi o autor? Se tem autoria, observe se é uma fonte legítima, na qual você já confiou. Pesquise o nome do veículo, autor ou autora no Google e veja o que mais essa pessoa está falando. Se citar um jornal ou veículo, vá no site dele e veja se a notícia está lá.
  2. Além disso, preste atenção se o site está publicando só notícias de um lado político, por exemplo. Digite o título da notícia no Google. Se for verdadeira, é provável que outros veículos de imprensa confiáveis estejam reproduzindo.
  3. Pesquise, também, os fatos citados. Digite o título da notícia recebida no Google. Se for verdadeira, é provável que outros veículos de imprensa confiáveis estejam reproduzindo a mesma notícia; se for falsa, pode ser que veículos de checagem já tenham averiguado o boato. Pesquise nos resultados da busca;
  4. Verifique o contexto, como a data de publicação. Tirar a notícia verdadeira de contexto, divulgando em uma data diferente, por exemplo, é um truque de manipulação. Muitas vezes é a repetição de um boato de anos atrás.
  5. Pergunte para a pessoa que encaminhou a notícia para você de quem ela recebeu, se confia na pessoa e se conseguiu checar alguma informação;. Se tiver uma imagem, faça uma busca “reversa” para ver se sites confiáveis reproduziram.
  6. Recebeu uma imagem que conta uma história? É possível fazer uma busca "reversa", por meio da imagem, e não por texto, e verificar em que outros sites ela foi reproduzida, o que pode dar pistas de sua veracidade. Salve a foto no seu computador e suba ela no seu mecanismo de busca ou cole o url dela nesse navegador: https://images.google.com/ - Se estiver no celular, tente neste site independente do Google: https://reverse.photos/.
  7. Recebeu um áudio ou um vídeo com informações? Tente resumir essas informações e procurá-las no Google. Exemplo: você recebe um áudio dizendo que no dia seguinte haverá greve de ônibus. Procure no Google: "greve de ônibus" junto com a data. Outra opção é buscar no Google: "áudio greve de ônibus WhatsApp", por exemplo. Essa busca pode resultar em um desmentido de uma agência de checagens de notícia, se ela não for verdadeira, ou em uma notícia real de algum órgão de imprensa, se for verdadeira;
  8. A notícia cita números de pesquisas ou de outros dados? Tente procurá-los isoladamente para checar se fazem sentido;
Fontes: NewsLitTip, 
CNJ (Conselho Nacional de Justiça), 
BBC, 
Factcheck.org
Imagens Reprodução

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter