Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Governo amplia rede de oncologia em Vitória da Conquista.

A rede de oncologia do interior do estado será ampliada com a abertura do primeiro serviço público estadual de radioterapia, na cidade de Vitória da Conquista.


A ordem de serviço para a construção e implantação da radioterapia no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), foi assinada nesta quinta-feira (23) pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas e por representantes do Ministério da Saúde, com início imediato das obras. A unidade entra em operação em setembro de 2019. Serão investidos cerca de R$9 milhões entre obras e equipamentos.
Por ano, o acelerador linear tem capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia. O serviço será referência para pacientes oncológicos da região Sudoeste da Bahia. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria substancial da qualidade de vida do paciente. As aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.
De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a Sesab quer levar o tratamento oncológico para o interior do estado, para mais perto do cidadão. “Com técnicas mais modernas que a medicina hoje dispõe, é possível diagnosticar e tratar mais precocemente os diversos tipos de câncer. Uma das coisas mais significativas, inclusive, é descentralizar o serviço da rede de atendimento”, disse o Secretário. Ele ainda pontuou que até 2019, a rede de atenção oncológica será expandida com a construção de novas unidades de alta complexidade em Juazeiro, Barreiras, Irecê e Porto Seguro, além de outras duas novas em Salvador - no Hospital da Mulher e no Centro Estadual de Oncologia (Cican).

Números da doença

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para o ano de 2018 é que na Bahia sejam registrados 27.400 novos casos de câncer, sendo 14.350 em homens e 13.050 em mulheres. Entre os homens, o mais recorrente é o câncer de próstata (4.280 novos casos). O que mais atinge as mulheres é o câncer de mama (2.870 novos casos).
Dados preliminares do Sistema de Informações Hospitalares do SUS apontam que no primeiro semestre de 2018, na Bahia, o número de internações por conta de câncer, chegou a 8 mil. Em 2017, foram 30.246 internações decorrentes da doença. Em 2016, o sistema registrou 30.054 internações.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter