Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

O município pode ter lei protecionistas quanto a licitações?

Empresas licitadas pode demitir seus funcionários efetivos para contratar do local onde será executada a obra?

Resultado de imagem para licitação

Observando as discussões no grupo de redes sociais sobre se é possível criar lei municipal que obrigue o município a contratar empresas locais, ou ainda uma cláusula onde as empresas vencedoras de licitações tenham que reservar “X” vagas para pessoas locais serem empregados infelizmente legalmente falando não existem tais condições. 1º. Por que se a empresa vencedora (seguidora das regras da lei nº 8.666 (lei federal da licitação) tiver seus funcionários efetivos não poderiam demitir para contratar do local onde será executada a obra (não seria justa causa para demissão). 2º. A lei federal acima citada, não proíbe que empresas de qualquer lugar do país participe de uma licitação. Logo uma lei municipal nesse sentido ficaria invalida pois a federal tem jurisprudência plena. 

Então só resta se a administração perceber que a empresa não tem servidores efetivos, fazer um pedido para que contrate efetivos locais, porém não pode ainda fazer exigências nesse sentido. As licitações por lei tem que ter sua chamada divulgada. No artigo 20, Parágrafo Único diz que:  “O disposto neste artigo não impedirá a habilitação de interessados residentes ou sediados em outros locais.” Que pena, seria bom se houvesse base para um pouco de protecionismo!
Agora naquilo que dispensa licitação, nada mais justo que dar oportunidade aos pratas da casa. E olha que aqui temos bons talentos.

Ed Santos

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter