Independência do Brasil teria sido proclamada por Leopoldina - Itiruçu Notícias
Arrow
Exerça sua cidadania



Passeio Cicloturismo de Itiruçu



EDITORIAL

Refletindo: A verdadeira política do verdadeiro cristão

O Evangelho é o caminho da verdade e da vida eterna, a política é o caminho do cidadão onde interfere diretamente na sua vida terrena (ALIMENTAÇÃO, MORADIA, SAUDE, EDUCAÇÃO, ESPORTE LAZER ETC.)
O Evangelho busca a paz espiritual, quanto à política favorece ou dificulta à vida da comunidade, porém um povo evangelizado com certeza a política só faz favorecer, pois a comunidade sabe o que é o melhor para ela.
A política não se reúne em atividades partidárias, eleições, lideres etc. e sim em um conjunto de atividades que o cidadão deve sentir com o seu dever e direito de estar presente, compromisso da realidade social, não pregando discórdia e sim a união porque o cristianismo deve evangelizar na totalidade da existência humana, inclusive na dimensão da política.

COLUNISTAS



Coluna Joselito Fróes: Êta lê lê! : O Bar São Jorge

Existem certas relíquias que o tempo faz questão de perpetuar. Passa-se o tempo e a suas lembranças continuam vivas em nossos corações...


MAIS LIDAS DO MÊS


Independência do Brasil teria sido proclamada por Leopoldina

Por: Redação Itiruçu Notícias - sábado, 2 de setembro de 2017 - 0 Comentários


Segundo historiadores no dia 2 de setembro de 1822, o Brasil era um País, oficialmente mas estva  prestes a ser invadido por tropas portuguesas que exigiam o retorno dos Príncipes Regentes, D. Pedro e D. Leopoldina para Portugal, não por ordens do Rei D. João VI, mas das Cortes Portuguesas, Parlamento Português. Sendo que a Bahia já haviam sido  invadida.
Dom Pedro em viagem para a Província de São Paulo para assegurar a lealdade dos locais à causa brasileira. Ele alcançou sua capital em 25 de agosto e lá permaneceu até 5 de setembro. Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena, sua esposa, assumiu a regência durante a viagem. Diante das exigências de Portugal para que ambos retornassem a Lisboa, ela convocou uma sessão extraordinária do Conselho de Estado no dia 2 de setembro de 1822 e, juntamente com os ministros, decidiu pela separação definitiva entre Brasil e Portugal, assinando então a declaração de independência. Que certifica segundo historiadores este foi o ato da Independência do Brasil.
Mas acreditasse que D. Pedro, pelas ideias e conversas com a própria D. Leopoldina e José Bonifácio já tinha em mente proclamar a Independência do Brasil em São Paulo, mas não no meio do nada, ao lado do riacho do Ipiranga, mas na Vila de São Paulo. 
O que houve foi um adiantamento dos fatos, com base nas correspondências que teve de D. Leopoldina e José Bonifácio, que lhes foram entregue por Paulo Bregaro, nas margens do Ipiranga,
Fonte Bibliográfica
AMBIEL, Valdirene Do Carmo
O Novo Grito Do Ipiranga 
São Paulo
Linotipo Digital, 2017


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PARCEIROS



 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif
 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif

Campanha de Doação