Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:
, Unlabelled

Festival do umbu

Agricultores se reunem em Uauá



A quarta edição do Festival Regional do Umbu será realizada nesta sexta-feira (24) e no sábado (25), no município de Uauá, no semiárido baiano, tendo como tema central ‘Cooperativas no Brasil e o Ano Internacional do Cooperativismo (ONU)’. O evento é organizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaça (Coopercuc), com a participação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
Segundo o presidente da EBDA, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri), Elionaldo de Faro Teles, o semiárido é um dos pilares de sustentabilidade do Estado, por isso a grande atenção da empresa, que é responsável pela Assistência Técnica Rural no estado (Ater), com relação às atividades voltadas para agricultura familiar na região.
“O umbu é o melhor exemplo do que é possível ser feito, em termos de Ater, para a sustentabilidade do agricultor, no semiárido, e de resgate da cultura, valorizando a biodiversidade da caatinga,” disse Elionaldo.
Durante o festival os agricultores familiares que visitarem o estande da EBDA serão recepcionados por técnicos da empresa, que demonstrarão as tecnologias agrícolas voltadas para a melhoria da qualidade de vida no semiárido. De acordo com o chefe de escritório da EBDA em Uauá, Jaime Santana, uma programação especial foi preparada para os dias do evento. “Apresentaremos minicursos e capacitações, em que a agricultura familiar será priorizada”.
Entre os temas escolhidos para os minicursos destacam-se a Enxertia no Umbuzeiro e Produção de mudas de plantas nativas da região, como o umbu gigante, pinha e a banana. As capacitações vão abordar, entre outros assuntos, a poda, adubação orgânica, construção de viveiros, cadastramento de plantas nativas, apicultura, artesanato com fibra da bananeira e a viabilidade de financiamentos junto às instituições financeiras.
Muitos agricultores familiares de Uauá vêm apostando na produção do umbu gigante. Isso se deve ao aumento na procura pelos produtos fabricados com a fruta, a exemplo das geleias, doces e sucos. Segundo Jaime Santana, o umbuzeiro é uma planta adaptada as condições climáticas do semiárido. Ele informa que a EBDA tem realizado trabalhos com umbu gigante com resultados bastante exitosos, a exemplo da produção de mudas e distribuição entre os agricultores familiares.
“O umbu gigante é quatro a cinco vezes maior que os frutos comuns, o que aumenta muito o potencial para o cultivo comercial”, garantiu o técnico. Um umbuzeiro gigante produz uma média de 300 quilos da fruta, por safra, e se for enxertado, pode produzir o dobro.
Os frutos atingem um peso entre 70 e 120 gramas e com bons níveis de brix (escala que mede a quantidade aproximada de açúcares em frutas e em indústrias de alimentos), que garante melhor sabor da fruta. “Todas essas informações serão disponibilizadas ao agricultor familiar, durante o festival”, concluiu Santana.
informações secom

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter